PR da África do Sul diz que mais de 8,6 milhões já têm vacinação completa

1 de Outubro 2021

O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou hoje que a África do Sul vai introduzir em breve um certificado de vacinação, afirmando que mais de 8,6 milhões pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19 no país.

“Mais de 8,6 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas, o que representa mais de um quinto da população adulta”, referiu o chefe de Estado sul-africano.

Na sua comunicação ao país, Ramaphosa adiantou que 60% dos sul-africanos com mais de 60 anos e 50% das pessoas entre 50 e 59 anos já receberam pelo menos uma dose de vacina.

O Presidente salientou que a África do Sul administrou até á data 17 milhões de doses da vacina contra a covid-19, tendo como meta vacinar 70% da população adulta até ao final do ano.

“Para atingir a nossa meta, precisamos de administrar 16 milhões de doses adicionais da vacina este ano, o que equivale a cerca de 250.000 vacinações em todos os dias úteis de cada semana até meados de dezembro”, declarou.

Ramaphosa indicou que a África do Sul “emergiu” de uma terceira vaga da pandemia de covid-19, que durou mais de 130 dias com 20.000 novos casos diários no seu pico.

Todavia, o país registou em média cerca de 1.800 novos casos de infeção por dia na última semana.

“Também há uma redução sustentada nas hospitalizações e no número de mortes por covid-19 em todas as províncias”, adiantou.

O chefe de Estado sul-africano frisou que “um número crescente de pessoas mais jovens, foram hospitalizadas e morreram de covid-19 nos últimos meses”.

“É por esta razão que desde 20 de agosto, alargamos o nosso programa de vacinação a todas as pessoas na África do Sul com mais de 18 anos”, sublinhou.

Ramaphosa disse que as autoridades da Saúde vão alargar a partir de sexta-feira, a vacinação ao fim de semana.

O chefe de Estado anunciou também a flexibilização das medidas de confinamento contra a covid-19, referindo que a África do Sul passará “do nível 2 de alerta ajustado para o nível 1 de alerta ajustado a partir da meia-noite” de hoje.

Nesse sentido, o recolher obrigatório passa a ser das 00:00 às 04:00, sendo que os restaurantes, bares e ginásios passam a funcionar até 23:00.

Ajuntamentos até 750 pessoas serão permitidos dentro de recintos e até 2.000 pessoas em espaços abertos ao ar livre.

A venda de álcool será proibida depois das 23:00, segundo o Presidente sul-africano.

“Em breve, o Ministério da Saúde irá lançar um certificado de vacinação, que será uma prova segura e verificável de vacinação”, afirmou Ramaphosa, sem avançar detalhes, acrescentando que “pode ser utilizado para facilitar viagens, acesso a estabelecimentos e confraternizações e outras formas de atividade que requeiram comprovativo de vacinação”.

“A nossa maior prioridade agora é garantir que a economia recupere o mais rápido possível, para que possamos criar postos de trabalho e ajudar as empresas a se reerguerem”, frisou.

O Presidente sul-africano sublinhou que “se a maioria da população for vacinada”, poderá declarar-se “que a África do Sul é um destino seguro e receber turistas durante o verão”.

A covid-19 provocou pelo menos 4.771.320 mortes em todo o mundo, entre 233,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Quinta em Coimbra resgata animais e promove ensino alternativo

Uma quinta em Coimbra tem sido o lar de animais resgatados e um espaço de ensino alternativo para crianças, onde a aprendizagem acontece em comunhão com o desenvolvimento emocional e com os seres de quatro patas como grandes amigos.

Cabo Verde lança Portal do Clima e prepara estratégias

Cabo Verde está a analisar os efeitos do aumento da temperatura para adaptar unidades de saúde, num entre vários estudos que ligam a ação climática à vida da população, explicou o responsável pela área, em entrevista à Lusa.

Diagnóstico e tratamento da demência em destaque no Hospital CUF Porto

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento de queixas cognitivas e demência, a Unidade da Memória e a Unidade da Família do Hospital CUF Porto, em conjunto com a CUF Academic Center, realizam o Curso em Queixas Cognitivas e Demência, nos dias 11 e 12 de julho, no Hospital CUF Porto.

Despiste na A2 provoca um morto e um ferido grave em Ourique

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido hoje, na sequência do despiste de uma viatura ligeira de passageiros na Autoestrada 2 (A2), junto a Ourique, distrito de Beja, disseram fontes da GNR e Proteção Civil.

MAIS LIDAS

Share This