Reino Unido doa 20 milhões de vacinas a países em desenvolvimento

30 de Outubro 2021

O primeiro-ministro britânico anunciou que o Reino Unido vai doar 20 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19 aos países em desenvolvimento como parte dos esforços para partilhar vacinas com os países que têm mais falta.

Boris Johnson fez o anúncio ao chegar a Roma para uma cimeira do Grupo dos 20 líderes, que começa hoje.

O Reino Unido diz que 10 milhões de doses foram enviadas para o programa de partilha de vacinas COVAX, apoiado pelas Nações Unidas, e mais 10 milhões vão seguir nas próximas semanas.

Estas vacinas juntam-se a 10 milhões de doses que já foram entregues, e fazem parte do compromisso da Grã-Bretanha em partilhar 100 milhões de doses com nações mais necessitadas até meados de 2022.

Boris Johnson exortou o clube das potências económicas a fazer pressão para que a população mundial esteja vacinada até ao final de 2022, dizendo que “a primeira prioridade como G-20 deve ser avançar com a distribuição rápida, equitativa e global de vacinas”.

A Grã-Bretanha e outras nações ricas foram acusadas de acumular mais vacinas do que as necessárias, enquanto alguns países, especialmente em África, têm poucas ou nenhumas.

O antigo primeiro-ministro britânico Gordon Brown, um enviado da Organização Mundial de Saúde, exortou as nações do G-20 a acelerarem o envio e a transportarem por via aérea as doses não utilizadas para o mundo em desenvolvimento.

O líder britânico também espera concentrar as mentes do G-20 nos compromissos climáticos enquanto se prepara para acolher a cimeira do clima das Nações Unidas em Glasgow, Escócia (COP 26), que começa no domingo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights