EUA autorizam utilização de matérias-primas das reservas para fazer face a escassez

31 de Outubro 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou hoje a utilização de matérias-primas das reservas nacionais, para fazer face a uma possível escassez, devido à atual crise na cadeia de abastecimento.

Numa ordem executiva, Joe Biden aprovou o acesso a material “estratégico e crítico” do Centro de Reserva de Defesa Nacional (DNSC, na sigla inglesa), a fim de garantir que “quantidades adequadas” de equipamentos necessários estejam disponíveis para a segurança nacional do país, avançou a agência de notícias EFE.

O DNSC tem como objetivo armazenar, proteger e comercializar matérias-primas como óxido de alumínio, berílio, crómio, cobalto, diamantes, estanho e zinco, entre outros.

Aquela reserva também possui ferrocrómio, ferromanganês, iodo, irídio, mica, nióbio, talco, tântalo, tório e tungsténio.

O Presidente norte-americano explicou que um dos componentes mais importantes para salvaguardar a resiliência da cadeia de abastecimento e a saúde da base industrial dos EUA “é garantir que tanto o Governo federal como o setor privado mantenham quantidades adequadas de suprimentos, equipamentos ou matérias-primas disponíveis para evitar possíveis faltas e dependência de importações”.

Por esta razão, Biden aprovou que o Departamento de Segurança Interna possa aceder a equipamentos das reservas “para uso, venda ou outra disposição, apenas quando for necessário para uso, fabricação ou produção para fins de defesa nacional”.

“Nenhuma libertação é autorizada para fins económicos ou orçamentais”, esclarece o documento executivo.

A medida faz parte de uma revisão lançada por Joe Biden em fevereiro da estratégia nacional de abastecimento em setores-chave, como o de ‘microchips’, para não depender da produção e importação de “rivais estrangeiros”, como a China.

Os Estados Unidos não querem uma repetição de casos como a escassez de máscaras faciais que sofreu no início da pandemia de covid-19, ou a subsequente falta de ‘microchips’, que obrigou a paralisar a produção em várias fábricas da Ford e da General Motors (GM).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This