Cabo Verde vai levantar parcialmente embargo agrícola com 38 anos à ilha de Santo Antão

12 de Abril 2022

As autoridades de Cabo Verde vão levantar parcialmente o embargo aos produtos agrícolas da ilha de Santo Antão, em vigor desde 1984 devido à praga dos mil pés, anunciou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“Anunciei hoje, a boa nova em Santo Antão, de que em breve, vamos levantar o embargo aos produtos agrícolas da ilha, em relação às ilhas do Sal e da Boa Vista”, disse o chefe do Governo, que desde a tarde de segunda-feira está de visita àquela ilha, no norte do arquipélago e uma das de maior produção agrícola de Cabo Verde.

“Sal e Boa Vista representam um mercado emergente, consumidor de produtos agroalimentares e não representam risco imediato relativamente à propagação e disseminação da praga dos mil pés. Desta forma, vamos permitir que haja mercado para os produtos de Santo Antão”, afirmou.

Segundo Ulisses Correia e Silva, o Ministério da Agricultura está a trabalhar com a cooperação chinesa, através de um instituto de investigação da China, para encontrar “uma solução estruturante para a praga dos mil pés”.

“Tivemos algum atraso por causa da pandemia, mas aguarda-se a qualquer momento a vinda de chineses, com experiência no assunto, para nos ajudar a mitigar os efeitos desta praga”, afirmou o chefe do Governo.

“Por outro lado, avancei que vamos intensificar a prospeção de águas subterrâneas com os furos necessários, e continuar os investimentos em reservatórios, diques e criar as condições para podermos de fato mitigar os efeitos da falta de água e darmos respostas estruturantes no setor da agricultura, com soluções sustentáveis”, disse ainda Ulisses Correia e Silva.

Os mil pés, uma espécie de centopeia que come plantas, tubérculos e raízes, são conhecidos na ilha de Santo Antão desde os anos 70, quando surgiram no vale da Ribeira Grande, zona de agricultura de irrigação.

Contudo, há 38 anos tomaram a proporção de uma praga de tal ordem que as autoridades proibiram a exportação de produtos agrícolas de Santo Antão, deixando apenas que chegassem à vizinha ilha de São Vicente.

Em 2013, surgiu um foco em São Nicolau, mas que segundo o Ministério da Agricultura está controlado, e em 2021 surgiram dois casos na ilha de Santiago.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights