Transmissão do coronavírus diminui e média diária de casos estável

1 de Dezembro 2022

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus que provoca a covid-19 baixou para os 0,94 em Portugal e a média de casos diários de infeção manteve-se estável, indicou o Instituto Ricardo Jorge (INSA).

O relatório semanal do INSA sobre a evolução da covid-19 avança que a média do Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – baixou dos 1,00 para os 0,94 nível nacional.

O Algarve, com um Rt de 1,02, os Açores (1,22) e a Madeira (1,12) são as únicas regiões que apresentam este indicador acima do limiar de 1,00, avançam os dados agora divulgados.

Segundo o relatório, o Norte regista um Rt de 0,91, o Centro de 0,93, Lisboa e Vale do Tejo de 0,95 e o Alentejo de 0,93.

O documento refere também que a média de casos a cinco dias se manteve sem grandes alterações em relação ao período anterior, passando das 749 para as 753 infeções diárias em Portugal.

O INSA recorda que, com o fim da situação de alerta em 30 de setembro em Portugal continental, e com a consequente redução da testagem à covid-19, “se verificou uma descida acentuada do Rt até aos 0,63 em 06 de outubro”, um valor que reconheceu que podia não corresponder a um decréscimo real.

Desde 02 de março de 2020, quando foram notificados os primeiros casos, até 25 de novembro, Portugal registou um total de 5.545.266 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights