Nissan recebe maior ajuda de sempre do governo de Tóquio

7 de Setembro 2020

O fabricante japonês de automóveis Nissan Motor recebeu em maio um empréstimo com garantias estatais de 1.431 milhões de euros no quadro de um programa de ajuda a empresas afetadas pela pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal Nikkei, 795 milhões de euros são assumidos pelo Executivo em caso de incumprimento, o que corresponde ao maior crédito estatal de sempre a uma empresa no Japão.

O empréstimo foi concretizado no mês de maio entre a Nissan Motor e o Banco de Desenvolvimento do Japão, uma das entidades destacadas para distribuir fundos especiais mobilizados pelo governo e o Banco Central do país para se conseguir liquidez nas empresas atingidas pelos efeitos da epidemia global de SARS CoV-2.

No âmbito deste esquema, o Banco de Desenvolvimento estabeleceu 185 linhas de crédito a empresas japonesas, até ao momento, sendo que no total os empréstimos somam 14.950 milhões de euros.

A Nissan Motors é a única empresa que conta com garantias estatais, refere o jornal japonês na mesma notícia publicada hoje.

O Banco de Desenvolvimento do Japão decide o volume dos créditos a conceder no quadro do esquema estatal, em função da dimensão das empresas e o volume de danos provocados pela pandemia.

No último ano fiscal, que terminou em março, a Nissan registou perdas de 5.662 milhões de euros, sobretudo por causa dos efeitos do covid-19 na economia, correspondendo aos primeiros prejuízos assinalados pela construtora nos últimos 11 anos.

O fabricante de automóveis com sede em Yokohama, sul de Tóquio, viu cair 14,6% o volume de vendas e enfrenta neste momento um amplo processo de reestruturação que prevê o encerramento de várias unidades fabris e milhares de despedimentos.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights