Contrato do novo Hospital de Lisboa Oriental deverá ser assinado em outubro

29 de Setembro 2023

O contrato do novo Hospital de Lisboa Oriental (HLO) com a construtora Mota-Engil deverá ser assinado durante o mês de outubro, adiantou à Lusa a presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC).

 Em julho de 2022, o Governo assinou o despacho conjunto de adjudicação do HLO, que será construído em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

“(…) Falta apenas a assinatura do contrato que, segundo a indicação que temo do Ministério da Saúde, será feito em breve. Portanto, até ao final do mês de outubro, teremos o contrato assinado para construção do novo hospital”, indicou Rosa Valente de Matos.

De acordo com a responsável, a obra deverá estar concluída entre 2026 e 2027 e servirá para substituir a capacidade de resposta das seis unidades hospitalares que compõem o CHULC, como os hospitais de São José, Santa Marta, Santo António dos Capuchos, D. Estefânia, Curry Cabral e a maternidade Alfredo da Costa.

Com um investimento de mais de 257 milhões de euros, o HLO, que terá 875 camas, vai ser construído em Marvila numa área de 180 mil metros quadrados.

“O objetivo do novo hospital é efetivamente manter a capacidade de resposta e ainda, se possível, alargar. É nisso que estamos a trabalhar”, salientou.

O CHULC integra os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, a que se junta a Clínica de Atendimento Pré-Operatório, localizada no antigo Hospital de São Lázaro e que permite aos utentes realizar todas as etapas prévias à cirurgia num único dia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

MAIS LIDAS

Share This