Utentes do Barreiro preocupados com suspensão do serviço de cardiologia

24 de Fevereiro 2024

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro manifestou hoje a “mais profunda preocupação” com a suspensão do internamento do serviço de cardiologia no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, convocando para 02 de março uma concentração.

“Consideramos inaceitável a suspensão de um serviço tão fundamental para a prestação de cuidados de saúde: a cardiologia. Recordamos a situação do serviço de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos, e de pediatria, ambos a operarem intermitentemente, sem garantirem a resposta necessária aos mais de 200 mil utentes do CHBM”, refere a comissão numa nota.

A Comissão de Utentes convocou “todos os utentes” a concentrarem-se junto ao Hospital do Barreiro no dia 02 de março, pelas 11:00.

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), no Barreiro anunciou na sexta-feira que o serviço de cardiologia no Centro Hospitalar Barreiro Montijo iria deixar de ter atendimento urgente e de internamento a partir de segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

Em comunicado a ULSAR explicou que será feita uma reorganização da atividade da cardiologia concentrando-se, a partir de segunda-feira, em consultas externas, exames especiais de cardiologia e implantação de pacemakers, bem como consultoria interna às restantes especialidades.

De acordo com a Comissão de Utentes é “urgente investir no Serviço Nacional de Saúde”, bem como “urgente fixar e valorizar todos os profissionais de saúde”.

“É urgente dotar o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo dos meios e soluções necessárias para o pleno funcionamento nos seus diversos serviços”, prossegue a nota da Comissão de Utentes, alertando que ao longo dos anos “tem sido voz ativa e reivindicativa na defesa de um maior investimento efetivo” no SNS, no Hospital do Barreiro e nos centros de saúde do concelho.

A ULSAR, que integra o hospital Barreiro/Montijo, no distrito de Setúbal, refere que numa situação de urgência “os utentes devem contactar a Linha SNS24, através do número 808 24 24 24, por forma a garantir uma resposta adequada à sua situação de saúde”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights