As autoridades aprovaram as condições de reabertura já hoje de 222 das 476 escolas secundárias do país, num processo de avaliação em curso para cumprimento das medidas de prevenção de infeções pelo novo coronavírus.
O regresso às salas de aulas vai ser faseado.
Além do 12.º ano, os outros níveis letivos em que os alunos também são sujeitos a exame, o 10.º e 7.º anos de escolaridade, têm arranque marcado para 19 de outubro e 02 de novembro, respetivamente.
A reabertura das classes sem exame está condicionada à aprovação das autoridades de saúde e educação.
Nos casos em que não houver condições, “os alunos vão progredir” para o nível seguinte, anunciou a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, em conferência de imprensa na quarta-feira.
A medida prevê adaptação de conteúdos e capacitação de professores para que os alunos tenham acesso “a matérias que deviam ter sido lecionadas”, acrescentou.
O encerramento do ano letivo moçambicano, que usualmente arranca em fevereiro e termina em dezembro, desta vez só chegará ao fim em 26 de fevereiro de 2021.
Em fevereiro deste ano, antes de ser declarada a pandemia de Covid-19, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique contava com 8,4 milhões de alunos no novo ano letivo, um aumento de 4,7% em relação a 2019.
Cerca de um milhão frequentam o ensino secundário, enquanto a maioria são alunos do ensino primário (do 1.º ao 7.º ano de escolaridade).
Moçambique regista um total acumulado de 8.728 casos de covid-19 com 61 mortos e 5.232 recuperados (60% do total).
LUSA/HN
Como ficam os alunos da 1 a 6 classe cujas escolas obrigam o regresso das aulas presenciais ainda neste ano. Será d legal ?
Boa nonovos
Como ficam os novos ingressos da primeira classe?que completam 6anos em 2021?
Quando iniciam as aulas do ensino primário,isto é,da 1classe a 6classe?