Rússia propõe a Angola construção de fábrica para produção de vacinas

21 de Outubro 2020

O Governo da Rússia submeteu ao Governo angolano uma proposta para a construção de um laboratório para o fabrico de vacinas, anunciou esta quarta-feira, em Luanda, o embaixador daquele país europeu em Angola.

Vladimir Tararov falava à Televisão Pública de Angola na receção de 18,5 toneladas de produtos hospitalares, entre os quais mais de 5.000 doses de testes RT-PCR para a Covid-19, doados pela Rússia, que chegaram hoje ao país.

Segundo o embaixador russo, a proposta sublinha igualmente a disponibilidade para o envio de vacinas ao país, com abertura para a construção de uma fábrica para a produção de vacinas, inclusive contra a Covid-19.

“Mas isso depende mesmo só do desejo e da disponibilidade, antes de tudo, do Governo de Angola”, disse Vladimir Tararov, sublinhando que os produtos doados são “uma ajuda do povo russo para o povo angolano”.

De acordo com o diplomata russo, este é um ato simbólico de ajuda humanitária e demonstração das ligações históricas entre os dois países, “porque os amigos não podem deixar os amigos numa situação de calamidade”.

Por sua vez, o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, disse que foram recebidas cerca de um 1,5 milhões de máscaras cirúrgicas e cerca de 13.000 fatos de biossegurança, viseiras e álcool para higienização dos profissionais.

Relativamente à evolução da situação epidemiológica do país, Franco Mufinda afirmou que, “se as coisas piorarem, não há outra alternativa senão fazer a revisão do processo atual”, como fazem os outros países.

“Devemos apelar, uma vez mais, à nossa população a evitar esse tipo de comportamento (desrespeito das regras de prevenção e combate à Covid-19), para não levar o executivo a tomar uma medida que já tivemos aqui, que é o Estado de emergência”, disse.

Angola somou nas últimas 24 horas, 8.049 casos, com 251 óbitos, 3.037 doentes recuperados e 4.761 ativos, incluindo nove em estado crítico e 19 graves.

A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This