Timor-Leste decreta sétimo estado de emergência de 30 dias

27 de Outubro 2020

O Presidente da República timorense decretou esta terça-feira a extensão do estado de emergência devido à Covid-19 por mais 30 dias, que decorrem até ao final do próximo dia 03 de dezembro, disseram à Lusa fontes da Presidência.

O decreto, que vai ser agora publicado no Jornal da República, foi assinado por Francisco Guterres Lú-Olo depois do Parlamento Nacional ter aprovado, perante a ausência do maior partido da oposição, a renovação do estado de exceção.

A bancada do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), que contestou a renovação do estado de emergência – pelo sétimo período de 30 dias – esteve ausente no momento da votação.

A autorização acabou por ser aprovada com 42 votos favoráveis.

Durante o debate, o Governo deu conta das medidas que tem tomado para controlar a pandemia, que exigem manter restrições nas entradas.

Os deputados referiram-se a vários aspetos como a necessidade de acelerar o pagamento de apoio a funcionários da linha da frente e a aplicação de medidas de apoio económico.

O Governo solicitou a renovação do estado de emergência dada a “evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio de Covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”.

O executivo salientou que pretende “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”.

Timor-Leste tem atualmente um caso ativo da Covid-19, com um total de 29 recuperados desde o início da pandemia.

Atualmente, 309 pessoas estão em quarentena em instalações ou hotéis do Governo, e 156 em autoconfinamento.

Desde o início da pandemia, as autoridades realizaram já quase 10.900 testes.

A assinatura do decreto foi o último ato do chefe de Estado timorense antes de iniciar um período de férias anuais entre quarta-feira e 06 de novembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF investe 11 milhões em nova clínica em Mafra

A nova Clínica CUF Mafra abriu portas na Quinta das Pevides, resultado de um investimento de 11 milhões de euros, criando 100 novos postos de trabalho e ampliando a oferta de cuidados de saúde para mais de 86 mil habitantes do concelho.

Cinco urgências fechadas no sábado e seis no domingo

Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com as escalas publicadas no portal do SNS.

Ministério Público investiga cirurgia a Hugo Soares

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso de uma cirurgia que Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, realizou no ano passado no Hospital de Santo António, no Porto, confirmou hoje à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).

MAIS LIDAS

Share This