Estados Unidos destinam 291 ME à luta contra a gripe das aves

4 de Janeiro 2025

Os Estados Unidos vão gastar cerca de 300 milhões de dólares (291 milhões de euros) para reforçar a resposta nacional à gripe das aves, anunciou na sexta-feira a administração cessante do Presidente Joe Biden.

O financiamento vai apoiar programas nacionais, estatais e locais de preparação e vigilância, bem como investigações médicas contra o vírus H5N1.

“Mesmo que o risco para os seres humanos seja baixo, ainda estamos a preparar-nos para todos os cenários possíveis”, disse o secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra, em comunicado.

O responsável defendeu que a “preparação é a chave para manter os americanos saudáveis e o país seguro”.

Os Estados Unidos detetaram 66 casos humanos de gripe das aves desde o início de 2024, e outros podem ter passado despercebidos, segundo as autoridades.

Não foi observada propagação da doença de pessoa para pessoa, mas o nível de circulação do vírus preocupa os investigadores, sendo que o risco é que se misture com o da gripe sazonal.

Esta decisão foi anunciada poucos dias antes da tomada de posse de Donald Trump, numa altura em que existem dúvidas sobre a forma como o presidente eleito poderá abordar este problema, após ter dito numa entrevista que eliminaria o gabinete da Casa Branca encarregado de preparar a resposta à próxima pandemia, instituído durante a administração de Biden.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

JSCML: 189 anos de história médica ganham nova vida

O Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, fundado em 1835, renasceu como plataforma digital de acesso aberto. A publicação em inglês abordará temas relevantes para profissionais de saúde.

Autoridades chinesas descartam preocupação sobre nova pandemia

Imagens de hospitais na China repletos de pacientes com mascaras suscitaram preocupações de uma nova pandemia, desta vez do metapneumovírus humano (hMPV), mas autoridades e especialistas descartam essa possibilidade, apontando para um pico sazonal comum.

Rui Lopes: o psiquiatra que receita versos para curar a alma

Rui Lopes, psiquiatra no Hospital dos Lusíadas em Braga, utiliza a Poetoterapia como ferramenta terapêutica. “A Poetoterapia permite explorar sentimentos através da linguagem poética”, afirma o médico, que é também poeta e autor do livro Cintilar, editado pela Idioteque.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights