Médico Paulo Margato impedido de acumular funções de deputado nos Açores

28 de Janeiro 2025

O médico Paulo Margato foi hoje impedido de acumular os cargos de delegado de saúde e diretor clínico na Unidade de Saúde do Corvo com as funções de deputado ao parlamento dos Açores, por serem consideradas incompatíveis.

A decisão foi tomada pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CAPADS), reunida em Ponta Delgada, a quem competia autorizar ou não o profissional de saúde a exercer cargos de nomeação política cumulativamente com o desempenho de funções parlamentares.

“Não está autorizada esta acumulação de cargos”, concluiu o social-democrata Flávio Soares, presidente da CAPADS, que submeteu o caso à votação dos deputados, registando um empate inicial (PS e Chega contra, PSD e PPM a favor e abstenção do PAN), que, após repetição, determinou o chumbo do requerimento de Paulo Margato.

No plenário de dezembro da Assembleia Legislativa Regional, o médico já tinha exercido o cargo de deputado em substituição temporária (apenas por dez dias) do deputado único do PPM, João Mendonça, situação que gerou dúvidas sobre a existência de incompatibilidades e impedimentos.

Na altura, a CAPADS reuniu-se para decidir se Paulo Margato, que estava em regime de “não afetação”, poderia ou não exercer o cargo, uma vez que não tinha rescindido as funções de nomeação política que tinha no Serviço Regional de Saúde, tendo o parlamento solicitado um parecer jurídico externo para esclarecer o assunto.

“Existe no EPARAA [Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores] uma lacuna relativamente a esta matéria”, refere o parecer jurídico elaborado pela sociedade de advogados “Sérvulo & Associados”, acrescentando que a “inconsistência” que se verifica entre o regime legal que define o estatuto dos deputados e o EPARAA “deve ser resolvida”.

O parecer conclui que se o deputado eleito escolher o regime de não afeto permanentemente, mesmo que seja titular de um cargo de nomeação governamental, competirá sempre à comissão parlamentar competente, decidir se autoriza ou não o deputado em causa a exercer o mandato.

Numa carta enviada na segunda-feira à CAPADS, Paulo Margato indica que uma eventual decisão que impedisse o exercício, em simultâneo, das funções de deputado regional e de delegado de saúde e diretor clínico, obrigá-lo-ia a “abdicar” das suas funções na área da saúde pública, para que não fosse posto em causa o seu “direito cívico” de exercer o mandato parlamentar.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights