Líder do PS defende trabalho conjunto da Saúde e setor social

30 de Março 2025

O secretário-geral do PS defendeu hoje a necessidade dos setores da Saúde e social trabalharem em conjunto, para melhorarem a qualidade de vida dos mais velhos e reduzirem ou conterem as despesas com cuidados de saúde.

“Nós temos que mudar completamente o paradigma e a relação entre o setor da saúde e o setor social. A saúde e a segurança social não podem andar mais de costas voltadas”, referiu.

Na sua intervenção de mais de meia hora, na apresentação pública dos candidatos do PS de Coimbra, que decorreu ao final da tarde, Pedro Nuno Santos evidenciou que a saúde e o setor social “têm de trabalhar em conjunto”.

Às centenas de militantes que encheram o Pavilhão Centro de Portugal, o líder socialista aludiu ao facto da esperança média de vida dos portugueses ser agora mais alargada, prevendo-se que, em 2050, cerca de 40% da população tenha mais de 65 anos.

“Isso tem consequências no SNS [Serviço Nacional de Saúde] e na forma com que nós lidamos com a população mais idosa no nosso país. Nós não preparámos devidamente nem o país, nem a saúde, para uma sociedade envelhecida”, afirmou.

No seu entender, Portugal está “muito longe de dar dignidade e cuidar de quem construiu o país”, indicando a necessidade de se realizar “um trabalho de comunidade de proximidade”.

“Os mais velhos, enquanto podem, preferem estar em suas casas, o que é menos despesa para o Estado Social e para o próprio SNS. Nós precisamos de ter equipas comunitárias de proximidade que acompanhem os nossos mais velhos, que acompanhem os doentes crónicos, que acompanhem quem precisa de cuidados de longa duração”, destacou.

Segundo Pedro Nuno Santos, esta é também uma forma de diminuir os episódios de agudização de doença e de se recorrer aos hospitais.

“É possível melhorar a qualidade de vida dos nossos mais velhos ao mesmo tempo que nós reduzimos a nossa fatura, ou pelo menos contemos o aumento da despesa com cuidados de saúde. Respeito e dignidade, mas com consequências positivas para a saúde”, apontou.

Ao longo da sua intervenção, o secretário-geral do PS deixou ainda o recado para que “não se metam com o sistema público de pensões”, que diz ser “altamente apetecível” para o setor privado que gere fundos de pensões.

“Que cada um desconte aquilo que entender do ponto de vista privado. Mas, o sistema público de pensões que nós temos em Portugal, é uma construção virtuosa de solidariedade intergeracional que nós devemos partilhar, manter, preservar e defender”, concluiu.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights