Moimenta da Beira tem equipa multidisciplinar de apoio ao confinamento

8 de Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira anunciou esta sexta-feira que tem uma equipa multidisciplinar a apoiar cidadãos em confinamento obrigatório, quer na entrega de produtos, como no apoio psicológico e verificação das condições de habitação.

“Vai andar no terreno a verificar se os cidadãos em confinamento obrigatório necessitam de ajuda, seja ajuda alimentar e de medicação, ou de apoio social ou psicológico. Vai também averiguar a adequação das condições de habitação para cumprimento do confinamento obrigatório”, sintetiza um comunicado da autarquia.

Segundo a nota de imprensa, “nestas visitas domiciliárias a equipa certifica ainda o cumprimento efetivo do recolhimento imposto pelas autoridades de saúde”.

“Estão envolvidos na equipa multidisciplinar um representante da saúde local, técnicos municipais das áreas de serviço social e cultural, de psicologia e até de combate ao insucesso escolar, todos em cooperação permanente com a Guarda Nacional Republicana”, explica.

A equipa foi criada “tendo em conta a situação excecional que o país atravessa e a proliferação de casos registados de contágio de Covid-19 na região, mas muito em particular o agravamento da evolução de casos positivos registados nas últimas semanas no município de Moimenta da Beira”.

Neste sentido, o município assume que a equipa foi criada pelo presidente da Câmara, “no âmbito das suas competências como responsável municipal máximo da política de proteção civil, com poderes para desencadear ações de prevenção, socorro, assistência e reabilitação adequadas, entre muitas outras”.

“Justifica-se a implementação de medidas extraordinárias e de caráter urgente, que têm como objetivo prevenir e minimizar a possibilidade de contágio no concelho e quebrar as cadeias de transmissão do vírus”, justifica o autarca, José Eduardo Ferreira.

No seu entender, esta equipa multidisciplinar fará um “trabalho fulcral de apoio social e à saúde” dos cidadãos residentes em Moimenta da Beira.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.472 pessoas dos 456.533 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00h de 8 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights