Mundo chegou hoje à marca de 100 milhões de casos confirmados

26 de Janeiro 2021

O mundo atingiu hoje os 100 milhões de casos de covid-19, de acordo com dados independentes da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, país que integra com Índia e Brasil o conjunto de nações mais afetadas pela pandemia.

O número de casos positivos do novo coronavírus duplicou em apenas dois meses e 18 dias, visto que a ‘fasquia’ dos 50 milhões de contágios foi alcançada em 08 de novembro, segundo as contas da mesma instituição.

Às 20:00 GMT, hora oficial de Lisboa, o mundo registava um total de 100.032.461 contágios, segundo os cálculos da Johns Hopkins.

Os Estados Unidos, com 25.362.794 casos são o país com mais infeções, seguido da Índia, com 10.676.838, e do Brasil, com 8.871.393.

A Rússia, com 3.716.228 casos confirmados, e o Reino Unido, com 3.700.235, fecham o ‘top cinco’ de países mais afetados pela pandemia.

Portugal é o 26.º país do mundo com mais contágios acumulados desde o início da pandemia, com 653.878 casos, de acordo com a Johns Hopkins.

No que diz respeito ao número de mortos, o mundo regista, agora, 2.149.818 óbitos resultantes da pandemia.

Os Estados Unidos lideram também neste indicador, com 423.010 mortos, seguidos do Brasil, com 217.664, da Índia, com 153.587, do México, com 150.273 e do Reino Unido, com 100.358.

Neste campo, Portugal ‘cai’ para o 31.º lugar da lista, com 11.012 mortos, ligeiramente abaixo da Suécia, que contabiliza 11.247 mortos (em 556.289 infeções) no 30.º lugar da lista.

Estes dados ocorrem semanas depois do início das campanhas de vacinação contra a covid-19 em vários países e durante um novo pico de casos a nível mundial, que tem sido relacionado com a deteção de novas variantes do coronavírus, como as detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This