Pedidos de apoio alimentar no concelho de Loures aumentaram 50% desde abril

12 de Junho 2020

O número de pedidos de apoio alimentar no concelho de Loures aumentou 50% entre abril e junho devido à pandemia da covid-19, sendo neste momento apoiadas 1.842 pessoas, divulgou hoje a Segurança Social.

O número foi avançado hoje pela coordenadora da Segurança Social nos concelhos de Loures e Odivelas, Catarina Magalhães, durante uma conferência de imprensa sobre a covid-19, que juntou também o presidente da Câmara Municipal de Loures e o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES).

A responsável referiu que durante os meses de abril e junho registaram-se mais 733 pessoas a procurar ajuda alimentar, num total de 1.842 que beneficiam atualmente deste apoio.

“Nós tivemos a capacidade, quer com técnicos presenciais, quer com colegas em teletrabalho, de manter contactos diários com as famílias já referenciadas, para apoio social, e de chegar a um grande número de utentes, que veio a crescer efetivamente com esta situação”, apontou.

Catarina Magalhães adiantou que desde o início da pandemia a Segurança Social de Loures realizou 7.505 atendimentos, sendo que entre março e abril foram atendidas mais 705 novas pessoas.

“Estes números têm-se mantido nestes níveis porque, efetivamente, primeiro há um contacto e depois prossegue o acompanhamento”, sublinhou.

A responsável referiu que a Segurança Social prestou um apoio de cerca de 158 mil euros, para fazer face a necessidades urgentes, como a aquisição de fraldas ou o pagamento de bens e serviços essenciais (água e luz).

Catarina Magalhães adiantou, ainda, que até ao momento houve a necessidade de colocar cinco pessoas na plataforma distrital de alojamento de emergência, localizada na cidade de Lisboa, devido à “incapacidade de estrutura habitacional para cumprir o isolamento”.

O município de Loures, no distrito de Lisboa, é um dos concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo que registam mais casos positivos da covid-19, com um total acumulado de 1.383 desde o início da pandemia.

No entanto, segundo dados avançados hoje encontram-se ativos 500 casos.

Portugal regista hoje 1.505 mortes relacionadas com a covid-19, mais um do que na quinta-feira, e 36.180 infetados, mais 270, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

UC integra estudo mundial sobre aumento da obesidade

Mais de um bilião de pessoas vivem atualmente com obesidade no mundo, segundo um estudo internacional em que participaram investigadores da Universidade de Coimbra (UC), divulgou a instituição.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights