STEF Portugal confirma que ainda falta receber 58 resultados de testes

13 de Junho 2020

A STEF Portugal disse hoje à Lusa que ainda não recebeu os resultados dos testes à presença do novo coronavírus de 58 funcionários, de um total de 252 testes feitos, na sequência de uma denúncia da comissão de trabalhadores.

“Até à presente data, e apesar de todos os esforços e diligências empreendidos, juntos de diversas entidades oficiais, ainda nos faltam receber 58 resultados” de testes à presença do SARS-CoV-2, informou a empresa do setor da logística e do transporte de produtos alimentares.

De acordo com a STEF Portugal, em 01 de junho, “duas equipas do INEM” deslocaram-se até às instalações da empresa do setor da logística e do transporte de produtos alimentares para fazer “testes covid-19” a 252 trabalhadores.

A empresa acrescentou que, desde o princípio da pandemia, “colocou em funcionamento um conjunto alargado de meios e recursos no intuito de minorar os riscos” para os funcionários.

“Acreditamos que estas condições e salvaguardas estão na base do sucesso que temos vindo a registar”, finalizou.

A comissão de trabalhadores da STEF Portugal, em Vila Franca de Xira, disse hoje que 50 funcionários estiveram em contacto com casos positivos de covid-19, mas continuam a trabalhar e a aguardar pelo resultado dos testes “há quase duas semanas”.

“Até há data de hoje há 50 trabalhadores que ainda não sabem o resultado do teste, inclusive que estiveram em contacto com aquelas pessoas que tiveram confirmação de covid-19”, disse à Lusa o coordenador da comissão, Rui Barreto.

A STEF assegura a logística de produtos alimentares em temperatura controlada.

Segundo o representante, no início do mês foram detetados 24 casos de covid-19 nesta empresa da Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, o que levou à realização de testes a cerca de 300 funcionários.

No entanto, revelou, os resultados têm-se sabido “a conta-gotas” e há funcionários que já os aguardam “há quase duas semanas”, continuando a laborar nas instalações da empresa.

“Isto não é novo e está a passar-se em várias empresas, mas preocupa-nos porque andamos nisto há duas semanas sem saber o resultado. Há trabalhadores que tiveram contactos diretos e muito próximos com pessoas que estão confirmadas com covid-19, mas continuam aqui a laborar. Parece que é uma bomba-relógio”, lamentou Rui Barreto.

A comissão de trabalhadores tem tentado questionar a STEF Portugal, mas afirma que a direção “não diz absolutamente nada” e que os responsáveis estão “completamente fechados”.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 423 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.505 pessoas das 36.180 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos junta partidos para debater o setor antes das legislativas

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai organizar, no próximo dia 26 de fevereiro, um debate público para discutir as principais preocupações do setor farmacêutico para os próximos anos. O evento “Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, a ter lugar no Centro Ciência Viva, em Lisboa, vai reunir representantes dos partidos políticos num debate que antecede as eleições legislativas. 

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre Obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights