STEF Portugal confirma que ainda falta receber 58 resultados de testes

13 de Junho 2020

A STEF Portugal disse hoje à Lusa que ainda não recebeu os resultados dos testes à presença do novo coronavírus de 58 funcionários, de um total de 252 testes feitos, na sequência de uma denúncia da comissão de trabalhadores.

“Até à presente data, e apesar de todos os esforços e diligências empreendidos, juntos de diversas entidades oficiais, ainda nos faltam receber 58 resultados” de testes à presença do SARS-CoV-2, informou a empresa do setor da logística e do transporte de produtos alimentares.

De acordo com a STEF Portugal, em 01 de junho, “duas equipas do INEM” deslocaram-se até às instalações da empresa do setor da logística e do transporte de produtos alimentares para fazer “testes covid-19” a 252 trabalhadores.

A empresa acrescentou que, desde o princípio da pandemia, “colocou em funcionamento um conjunto alargado de meios e recursos no intuito de minorar os riscos” para os funcionários.

“Acreditamos que estas condições e salvaguardas estão na base do sucesso que temos vindo a registar”, finalizou.

A comissão de trabalhadores da STEF Portugal, em Vila Franca de Xira, disse hoje que 50 funcionários estiveram em contacto com casos positivos de covid-19, mas continuam a trabalhar e a aguardar pelo resultado dos testes “há quase duas semanas”.

“Até há data de hoje há 50 trabalhadores que ainda não sabem o resultado do teste, inclusive que estiveram em contacto com aquelas pessoas que tiveram confirmação de covid-19”, disse à Lusa o coordenador da comissão, Rui Barreto.

A STEF assegura a logística de produtos alimentares em temperatura controlada.

Segundo o representante, no início do mês foram detetados 24 casos de covid-19 nesta empresa da Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, o que levou à realização de testes a cerca de 300 funcionários.

No entanto, revelou, os resultados têm-se sabido “a conta-gotas” e há funcionários que já os aguardam “há quase duas semanas”, continuando a laborar nas instalações da empresa.

“Isto não é novo e está a passar-se em várias empresas, mas preocupa-nos porque andamos nisto há duas semanas sem saber o resultado. Há trabalhadores que tiveram contactos diretos e muito próximos com pessoas que estão confirmadas com covid-19, mas continuam aqui a laborar. Parece que é uma bomba-relógio”, lamentou Rui Barreto.

A comissão de trabalhadores tem tentado questionar a STEF Portugal, mas afirma que a direção “não diz absolutamente nada” e que os responsáveis estão “completamente fechados”.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 423 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.505 pessoas das 36.180 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights