Universidade de Évora faz testes serológicos a trabalhadores e investigadores

28 de Julho 2020

A Universidade de Évora (UÉ) está a realizar, esta semana, testes serológicos à Covid-19 aos trabalhadores docentes, não docentes e investigadores, segundo uma informação divulgada esta terça-feira na página oficial da academia na internet.

Os testes decorrem até quinta-feira, em vários espaços exteriores da universidade e localizados estrategicamente, nos quais todos os trabalhadores abrangidos pela medida podem realizar o teste sem necessidade de marcação prévia, de acordo com a mesma nota.

A UÉ explica que, “face à pandemia de Covid-19, torna-se fundamental testar em grande escala a população, como forma crítica de combate ao vírus”, adiantando que os testes são realizados “em vários locais centralizados e em distintos horários”.

“A primeira etapa dos testes serológicos consiste na colheita de uma amostra de sangue e para este efeito a Universidade de Évora elaborou um plano de execução, por forma a facilitar que todos os trabalhadores docentes e não docentes, bem como os investigadores da academia, tenham a possibilidade de realizar o teste”, referiu a UÉ.

O objetivo, segundo a mesma nota informativa, é que, “no futuro, toda a comunidade académica realize este teste, incluindo os estudantes”, numa data a definir e prevista para o mês de outubro.

Os testes serológicos permitem avaliar a resposta imunitária de cada indivíduo testado contra o vírus, ou seja, “se uma pessoa possui anticorpos específicos no sangue para o novo coronavírus”, ao contrário dos testes moleculares, que apenas detetam a presença do vírus no organismo.

Portugal contabiliza pelo menos 1.722 mortos associados à Covid-19 em 50.410 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights