Trinta e nove utentes e funcionários de lar ilegal em Évora testam positivo

12 de Setembro 2020

 O número de infetados pela covid-19 num lar ilegal situado perto de Évora subiu para 39, depois de um utente ter testado positivo na sexta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

De acordo com a mesma fonte, estão infetados 29 utentes e 10 funcionários, o que representa “todo o universo” daquele lar.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá adiantou na sexta-feira à Lusa que o lar está ilegal porque se localiza numa zona da cidade cujo plano de urbanização não permite a instalação de lares, assinalando que a proprietária “está a procurar legalizar” a instituição.

Fonte dos serviços de saúde disse também na sexta-feira à Lusa que o primeiro utente a testar positivo está internado no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

A fonte realçou que, como se trata de um lar ilegal, “a forma de atuar das autoridades vai levar à transferência dos utentes”.

“Os utentes serão transferidos para um espaço de retaguarda definido pela Câmara de Évora em articularão com a Autoridade de Saúde Pública, Segurança Social e Proteção Civil”, sublinhou.

O presidente da Câmara de Évora frisou que “vários equipamentos” na cidade estão prontos para “receber doentes covid-19 e não covid-19” e que as autoridades estão a tentar encontrar “o local mais adequado para os idosos”.

“Temos três ou quatro hipóteses possíveis, mas a Saúde Pública terá de avaliar para avançarmos”, acrescentou.

A pandemia de covid-19 já provocou 1.855 mortes dos 62.813 casos de infeção confirmados e o Governo anunciou que a partir da próxima terça-feira Portugal Continental volta ao estado de contingência de forma a combater o aumento do número de casos de covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This