Timor-Leste novamente sem casos, mas com centenas em quarentena

21 de Setembro 2020

Timor-Leste está novamente livre de casos da Covid-19 depois do único paciente ainda infetado, confirmado a 26 de agosto, ter sido dado como recuperado, anunciaram as autoridades de saúde.

“As equipas de laboratório realizaram os dois testes que confirmaram o resultado negativo. O paciente que estava positivo já teve alta e saiu do centro de isolamento de Vera Cruz”, anunciou a diretora dos serviços de Saúde, Odete da Silva.

Saudando o facto de Timor-Leste continuar sem transmissão comunitária da doença – os 27 doentes infetados detetados desde o início da pandemia, já recuperaram – a responsável manifestou no entanto preocupação com as entradas ilegais nas fronteiras do país.

Odete da Silva explicou que só na última semana entraram quase 300 pessoas ilegalmente no país, dos quais 224 na zona fronteiriça de Batugadé, 50 na zona sul da fronteira (Salele) e os restantes em Oecusse-Ambeno.

“Todos foram canalizados para as quarentenas”, explicou.

A estes casos ilegais somam-se, na última semana, a entrada legal no país de um total de 414 pessoas, das quais 220 por via aérea, 188 pela fronteira terrestre de Batugadé, três pela zona de Salele, no sul da fronteira com a Indonésia, e três outros pelo enclave de Oecusse-Ambeno.

Estes números fizeram aumentar o total de pessoas em quarentena em instalações do Governo para 609, a que se somam 88 em auto quarentena, em casa.

Desde o início da pandemia, as autoridades realizaram já testes a 6.720 pessoas, com 27 casos confirmados, todos já recuperados, e cerca de 150 ainda à espera de conhecer os resultados.

A estes números somam-se os mais de 200 passageiros – maioritariamente portugueses e timorenses – que chegaram a Díli num voo proveniente de Lisboa e que iniciam hoje o período de 14 dias de quarentena.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights