Reforço de médicos de família em Vila Franca de Xira permite cobertura de 95%

8 de Outubro 2020

Os Centros de Saúde do concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, foram reforçados com seis médicos de família, o que permite abranger 95% dos utentes inscritos, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira refere que os médicos foram colocados nas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Alverca do Ribatejo (2), de Vila Franca de Xira (2), da Póvoa de Santa Iria (1) e da Castanheira do Ribatejo (1).

A autarquia explica que com este reforço existe agora uma cobertura em 95% do universo dos utentes inscritos no concelho (150.114), ficando de fora 6.858 pessoas (5%).

“No Centro de Saúde de Alverca, no qual, durante anos, se registaram grandes carências a este nível, verifica-se que atualmente todos os utentes têm médico atribuído. As USF da Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira e Vialonga são aquelas que ainda registam um maior número de utentes sem médico”, acrescenta a nota.

Em jeito de balanço, a Câmara de Vila Franca de Xira refere que em 2016 o número de utentes sem médico de família era de 36.269 enquanto em 2020 o número baixou para os 6.858.

Segundo os dados da autarquia, a maior redução ocorreu entre 2018 e 2019, altura em que o número de utentes sem médico de família baixou dos 20.697 para os 9.548.

“Para além da colocação anual de novos médicos por parte do ACES (Agrupamento dos Centros de Saúde) do Estuário do Tejo, merece também destaque o grande investimento realizado nos últimos anos com vista à criação de novas Unidades de Saúde Familiar no concelho”, conclui a nota.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Health Re:Design Summit 2025 promove inovação em Saúde Pública

O Concurso Científico do Health Re:Design Summit 2025 está aberto a estudantes e profissionais de saúde. Com foco em inovação e temas emergentes, aceita submissões até 7 de abril. Melhores trabalhos serão publicados e premiados. Participe!

Miguel Raimundo: “A endometriose não impede o sonho de ser mãe”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Miguel Raimundo, Médico Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e PMA, aborda os desafios da endometriose e os avanços na fertilização in vitro (FIV), destacando que “a FIV é um avanço muito importante para concretizar o sonho da maternidade, mesmo em casos graves.

Oferta de residências sénior apenas satisfaz 4% das necessidades em Portugal

As residências sénior em Portugal enfrentam uma ocupação quase total, com 70% das unidades a operarem a 100% da capacidade. A pressão da procura, impulsionada pelo envelhecimento populacional, levou a aumentos de preços superiores a 5% em 25% das residências, enquanto as listas de espera continuam a crescer, refletindo a escassez de vagas e a necessidade de mais investimentos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights