O protocolo foi celebrado com a Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário (APDC), instituição que desenvolveu a campanha “Vamos Falar”, apoiada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a autarquia, a campanha prevê a sensibilização dos munícipes para a saúde mental, mas também de material especialmente dirigido para os trabalhadores da Câmara Municipal de Coimbra.
“Devemos ter todos os sentidos despertos para ajudar, falar, colaborar, para partilhar a vida com muitas pessoas que estão em situação difícil, frequentemente sem terem noção da situação em que se encontram”, notou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, durante a cerimónia.
Face ao contexto da pandemia, o município quis realizar uma campanha especialmente dirigida aos trabalhadores municipais, dada a “inquietude” dos tempos correntes.
O presidente da APDC, Fábio Mateus, realçou que este é o primeiro protocolo que a associação celebra com uma autarquia, salientando a necessidade de se falar de saúde mental, de forma a combater o estigma normalmente associado a este tema.
O responsável destacou a importância da celebração de parcerias com as autarquias, para o desenvolvimento de um trabalho de proximidade.
Na cerimónia, também esteve presente o presidente do Conselho Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Centro, João Redondo.
LUSA/HN
0 Comments