Ministra inicia reuniões para saber necessidades do poder local

27 de Novembro 2020

A ministra que tutela as autarquias, Alexandra Leitão, inicia na próxima quarta-feira uma ronda de reuniões com as Comunidades Intermunicipais (CIM) e as Áreas Metropolitanas (AM) para fazer um levantamento das necessidades das autarquias no combate à pandemia.

De acordo com uma nota do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, esta ronda de reuniões irá abranger as 21 CIM do país e as duas Áreas Metropolitanas, e decorrerá entre os dias 02 e 18 de dezembro.

O ministério de Alexandra Leitão realçou que os encontros pretendem fazer um balanço das medidas legislativas aprovadas “com o objetivo de apoiar as autarquias locais e de agilizar as respostas ao nível local”.

 “As autarquias locais têm desempenhado um papel determinante e insubstituível no combate à covid-19 e desde o início da crise pandémica que se desenvolveu um trabalho de coordenação entre o Poder Local e o Estado Central, de modo a encontrar respostas céleres e de proximidade, tornando mais eficientes as medidas adotadas”, sublinhou o ministério.

Além da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, participa nos encontros o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.422.951 mortos resultantes de mais de 60,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.209 pessoas dos 280.394 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, de quinta-feira.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Enfermeiros sentem-se discriminados face a outros trabalhadores

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que os profissionais de enfermagem se sentem discriminados em relação aos “restantes trabalhadores da função pública”, exigindo que “rapidamente se inicie a negociação” com o Ministério da Saúde.

13.ª Conferência de Valor APAH decorre em Cascais

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promove a 13.ª Conferência de Valor APAH dedicada ao Novo Modelo Organizativo do SNS. O evento decorre em Cascais até este sábado.

Lúpus: Dificuldades no diagnóstico atrasam tratamento e motivam campanha nacional

No Dia Mundial do Lúpus, que se assinala hoje, é apresentada a campanha “Nem com LUPA se desvenda o mistério”, uma iniciativa da Associação de Doentes com Lúpus, Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), Associação Nacional das Farmácias (ANF) e da AstraZeneca.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights