Cabo Verde com 14 novos casos positivos e chega a 96% de recuperados

30 de Novembro 2020

Cabo Verde registou mais 14 novos casos positivos de covid-19, elevando para 10.761 as infeções acumuladas desde 19 de março, e chegou a 96% de casos recuperados, com mais 100 altas nas últimas 24 horas. 

O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou em comunicado que os laboratórios de virologia analisaram 119 amostras nas últimas 24 horas e encontraram 14 casos positivos para a covid-19, a maioria em São Vicente (11).

Os restantes três casos foram registadas na ilha de Santiago, com um cada na Praia, Ribeira Grande e Santa Catarina.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 100 pessoas, aumentando para 10.329 os casos acumulados, representando 96% do total de casos até agora notificados.

O país chegou a 10.761 casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém 105 óbitos e dois doentes transferidos e reduziu para 324 os casos ativos, correspondendo a 3% do total.

Na conferência de imprensa semanal para fazer o ponto de situação da covid-19 em Cabo Verde, o diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, deu contra de 23 casos suspeitos, 64 pessoas em quarentena e 17 doentes internados nos hospitais, uma em estado grave.

O porta-voz do Ministério da Saúde referiu que nos últimos 14 dias regista-se uma tendência de baixa de casos, mas alertou que é preciso esperar pelas amostras pendentes nos laboratórios para fazer uma avaliação mais detalhada.

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, destacou igualmente a diminuição de casos na Praia nos últimos dias, mas alertou que é preciso as pessoas continuarem a tomar as medidas preventivas.

A líder institucional constatou igualmente o uso quase generalizado de máscaras na capital do país, mas aproveitou para alertar a população para o seu descarte de forma adequada.

Em termos de óbitos, o diretor nacional de Saúde realçou igualmente o facto de novembro ter registado 10 mortes associadas à doença, muito menos do que os 35 contabilizados no mês anterior.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.460.018 mortos resultantes de mais de 62,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights