Noruega encerra fronteiras a quase todos os não residentes

27 de Janeiro 2021

A Noruega anunciou hoje o encerramento das fronteiras a quase todos os não residentes, com o objetivo de travar a propagação de novas variantes, mais contagiosas, do novo coronavírus.

“A partir a meia-noite de quinta para sexta-feira, a Noruega introduzirá as regras de entrada no seu território mais restritas desde 12 de março”, declarou a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, numa conferência de imprensa em Oslo.

“Na prática, a fronteira será encerrada a todos os que não residem na Noruega”, acrescentou.

O país nórdico, que não integra a União Europeia (UE) mas pertence ao Espaço Schengen, espaço de livre circulação de pessoas, reavaliará a medida dentro de duas semanas, acrescentou Solberg.

Segundo a primeira-ministra norueguesa, existem apenas quatro exceções, como as de pessoas que ocupam caros críticos para a sociedade (defesa, energia, entre outros), o transporte de pessoas e de mercadorias, pessoal sanitário proveniente das vizinhas Finlândia e Suécia, e os jornalistas estrangeiros.

A isenção também se aplica a desportistas estrangeiros quando a Noruega organizar eventos internacionais de esqui, nas próximas semanas.

A primeira-ministra do reino norueguês, país que tem um dos menores índices de contaminação da Europa, explicou que quer manter a situação de saúde sob controlo.

“Observámos que outros países passaram de números baixos de contaminação para uma disseminação descontrolada em questão de semanas, como na Irlanda”, exemplificou Solberg.

As novas restrições acrescentam-se às medidas restritivas já impostas para a entrada no país, entre as mais severas da Europa, como a obrigação de se apresentar um teste negativo à covid-19 antes de entrar na Noruega, de se ser novamente testado na área de fronteira, de se registar junto das autoridades locais e de observar uma quarentena.

A região de Oslo está, desde o último fim de semana, num regime de semi confinamento, após ter sido detetado um caso da estirpe de covid-19 descoberta no Reino Unido num lar de idosos numa localidade próxima da capital norueguesa.

Segundo os dados oficiais noruegueses mais recentes, divulgados terça-feira, a Noruega já acumulou desde o início da pandemia mais de 61.600 casos (registou 279 novos contágios nas 24 horas anteriores) e cerca de 550 mortes (duas mais em relação a segunda-feira).

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a governação política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights