PS/Açores diz-se preocupado com pandemia a nível sanitário, económico e social

31 de Janeiro 2021

“Esta é uma grande preocupação que nós temos neste momento”, declarou o chefe dos socialistas açorianos, Vasco Cordeiro, falando aos jornalistas em Ponta Delgada à margem da reunião da Comissão […]

“Esta é uma grande preocupação que nós temos neste momento”, declarou o chefe dos socialistas açorianos, Vasco Cordeiro, falando aos jornalistas em Ponta Delgada à margem da reunião da Comissão Regional do PS/Açores, orgão máximo entre congressos, que hoje se reúne por videoconferência.

Declarando que o PS, mas também o executivo regional (de coligação PSD-CDS-PPM) e “outros partidos” têm apresentado várias propostas sobre a pandemia, Vasco Cordeiro declarou que, a maior preocupação atual, é que estas possam “entrar em funcionamento” o quanto antes e atenuar os “devastadores efeitos” da pandemia.

“A mensagem que em nome do PS queria deixar é esta: a necessidade de se cumprir aquilo que está recomendado porque são essas autoridades que neste momento têm a responsabilidade de tomar essas medidas”, disse ainda o socialista, pedido que os açorianos respeitem as indicações da autoridade de saúde da região.

Questionado pela agência Lusa sobre palavras de sexta-feira do líder nacional do Chega, André Ventura, que acusou PSD e CDS-PP de “bullying político” e admitiu romper o acordo de solução governativa dos Açores, Vasco Cordeiro declarou: “Quer os açorianos quer os portugueses em geral já perceberam que o doutor André Ventura é um fala-barato”.

E concretizou: “Não atribuímos importância a esses assombros. (…) Não damos nenhum crédito a essas declarações”.

Existem presentemente 505 casos ativos de covid-19 na região, sendo 426 em São Miguel, 56 na Terceira, 17 no Faial, quatro no Pico, um nas Flores e um no Corvo.

Foram detetados até hoje nos Açores 3.616 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 25 mortes e 3.616 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights