Presidência portuguesa do Conselho da UE defende estratégia comum para vacinação

10 de Fevereiro 2021

A presidência portuguesa do Conselho da UE defendeu esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu, a estratégia comum europeia relativamente à vacinação contra a Covid-19 e agradeceu à presidente da Comissão a sua “contínua determinação”.

“Não é preciso ter muita imaginação para conceber o caos em que poderíamos estar sem que tivesse havido uma estratégia comum relativamente à vacinação. Estaríamos a competir uns com os outros por recursos escassos sem segurança e sem equidade”, sublinhou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus na sua intervenção final após um longo debate, de três horas, no hemiciclo de Bruxelas sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19 na UE.

Depois de, na intervenção inicial, já ter sublinhado a importância da unidade e solidariedade europeia – aproveitando para expressar a gratidão de Portugal “pelas numerosas ofertas de assistência e apoio concreto de vários Estados-membros” que o país recebeu nas últimas semanas, no ‘pico’ nacional da pandemia -, Ana Paula Zacarias, que representa o Conselho, reforçou que “solidariedade, coordenação e cooperação deverão continuar a guiar” a resposta da UE à Covid-19, pois de outro modo esta seria mais fraca.

“Não teríamos aproveitado a escala do poder científico pan-europeu. A nossa voz, a nossa capacidade de ação seriam bem menores. Juntos somos mais fortes. E muitos membros deste Parlamento, oriundos de várias famílias políticas, disseram-no aqui hoje”, assinalou.

Segundo a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, “por mais que possam existir pontos menos positivos”, todos devem “reconhecer que esta solidariedade europeia no que diz respeito à estratégia de vacinação tem sido um fator determinante para aumentar a capacidade dos sistemas nacionais de saúde dos Estados-membros na resposta à pandemia”.

“Apoiamos, por isso, os esforços da Comissão, apoiamos os seus esforços, senhora presidente, obrigado pela sua contínua determinação”, disse, dirigindo-se a Ursula von der Leyen, que também participou no debate.

“Continuaremos a apoiar estes esforços, com o firme compromisso de que só assim poderemos ter mais e melhores soluções em comum. Esse é o novo dever, é isso o que os cidadãos nos pedem”, completou.

O debate de hoje na assembleia europeia, em Bruxelas, teve lugar numa altura de tensão entre Bruxelas e as farmacêuticas, que não deverão entregar as doses acordadas com a Comissão Europeia para estes primeiros meses de 2021 por não terem capacidade de produção suficiente para os 27 Estados-membros, o que já levou a atrasos na distribuição.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights