Resolvido surto com 13 mortos em lar de Estremoz

5 de Março 2021

O surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), que provocou 13 vítimas mortais, todos utentes, "está resolvido", revelou esta sexta-feira à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que o delegado de Saúde “já deu alta a todos os utentes que estiveram infetados”, estando agora a instituição a aguardar a desinfeção das instalações.

Segundo a fonte da instituição, o surto provocou 13 mortes (oito homens e cinco mulheres), sendo que todos os idosos tinham outras “patologias associadas”.

Os óbitos mais recentes, de acordo com a fonte, foram os de dois homens que faleceram no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), o último dos quais hoje.

O novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, infetou, neste surto, 74 pessoas, nomeadamente 56 do total de 60 utentes do lar – incluindo os idosos que morreram – e 18 funcionários.

Apenas quatro utentes fizeram testes com “resultados negativos”, tendo ficado separados dos restantes, adiantou a fonte da instituição.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 28 de janeiro, através da realização de testes rápidos feitos na instituição.

A fonte da instituição referiu ainda que uma brigada de intervenção rápida, enviada através da Segurança Social, esteve a dar apoio ao lar.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos em greve geral contra reforma laboral e colapso do SNS

A Federação Nacional dos Médicos junta-se ao protesto nacional de 11 de dezembro, acusando o governo de promover uma reforma que precariza o trabalho e agrava a degradação do Serviço Nacional de Saúde, com consequências diretas nos cuidados aos utentes

O lenhador, o aprendiz e o médico do trabalho

José Patrício: Médico Especialista em Medicina do Trabalho e em Medicina Nuclear, com formação e competência em Avaliação do Dano na Pessoa e Curso de Técnico de Segurança no Trabalho. Candidato pela Lista A ao Colégio de Medicina do Trabalho, encabeçada por Carlos Ochoa Leite. Conta com 20 anos de experiência clínica e 10 anos de atividade em Investigação e Desenvolvimento como Gestor Médico no Departamento de I&D da BIAL. É Diretor Clínico de serviços externos e internos de Medicina do Trabalho.

Doentes urgentes esperam hoje mais de 14 horas no Amadora-Sintra

Os doentes classificados como urgentes que procuram o Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, em Amadora-Sintra, enfrentam atualmente tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação médica, de acordo com dados do portal do SNS consultados esta manhã. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights