Resolvido surto com 13 mortos em lar de Estremoz

5 de Março 2021

O surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), que provocou 13 vítimas mortais, todos utentes, "está resolvido", revelou esta sexta-feira à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que o delegado de Saúde “já deu alta a todos os utentes que estiveram infetados”, estando agora a instituição a aguardar a desinfeção das instalações.

Segundo a fonte da instituição, o surto provocou 13 mortes (oito homens e cinco mulheres), sendo que todos os idosos tinham outras “patologias associadas”.

Os óbitos mais recentes, de acordo com a fonte, foram os de dois homens que faleceram no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), o último dos quais hoje.

O novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, infetou, neste surto, 74 pessoas, nomeadamente 56 do total de 60 utentes do lar – incluindo os idosos que morreram – e 18 funcionários.

Apenas quatro utentes fizeram testes com “resultados negativos”, tendo ficado separados dos restantes, adiantou a fonte da instituição.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 28 de janeiro, através da realização de testes rápidos feitos na instituição.

A fonte da instituição referiu ainda que uma brigada de intervenção rápida, enviada através da Segurança Social, esteve a dar apoio ao lar.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights