Números na Alemanha a estabilizar com 9.557 novos casos e 300 mortes

6 de Março 2021

A Alemanha registou 9.557 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 300 mortes nas últimas 24 horas, valores ligeiramente abaixo dos registados no sábado anterior, segundo dados hoje divulgados.

O Instituto de virologia Robert Koch (RKI) indicou também, ao atualizar a sua tabela de dados pandémicos, que a incidência acumulada nos últimos sete dias em todo o país foi de 65,6 casos por 100.000 habitantes, pelo que esta variável se mantém estável.

Comparativamente, a incidência acumulada na sexta-feira foi de 65,4 ao passo que na semana passada foi de 63,8.

No total, a Alemanha já registou 2.492.079 casos de pessoas infetadas, das quais cerca de 2.299.400 recuperaram, e 71.804 morreram de covid-19.

A Alemanha superou o pico da segunda vaga em janeiro e desde então conseguiu reduzir significativamente as principais variáveis da pandemia, desde os casos positivos e mortes até à ocupação nas UCI, graças a severas restrições à vida pública e à atividade económica.

No entanto, a tendência descendente parou há duas semanas, tendo-se vindo a registar uma certa estagnação, com ligeiros aumentos que os especialistas relacionam com a propagação das novas variantes mais contagiosas.

De acordo com o RKI, a variante do coronavírus detetada no Reino Unido representa agora 46% dos positivos testados na Alemanha. As outras duas mutações consideradas de risco – as identificadas na África do Sul e no Brasil – têm uma baixa presença no país.

Com estes números, o Governo Federal e os 16 estados federados decidiram na quarta-feira passada as medidas graduais de desconfinamento.

O primeiro passo visível terá lugar na segunda-feira, com alguns negócios não essenciais como, floristas, livrarias, lojas de ferragens e centros de cosmética, entre outros, a poderem reabrir após quase três meses.

O desconfinamento começou com a reabertura gradual de escolas (a partir de 22 de fevereiro), embora apenas para os ciclos de ensino mais baixos, e com a abertura simbólica de cabeleireiros em 01 de março.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights