Município de Oliveira do Bairro faz testes a alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo

23 de Março 2021

 O Município de Oliveira do Bairro vai iniciar hoje três dias de testes ao SARS-CoV-2 aos alunos do pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, anunciou o presidente da Câmara.

Com um universo de cerca de duas mil crianças, a testagem irá incluir 12 escolas e sete instituições do ensino público e privado, recorrendo aos testes rápidos de antigénio por zaragatoa e por saliva, num investimento de cerca de 46 mil euros, disse à Lusa o presidente do Município de Oliveira do Bairro, Duarte Novo (CDS-PP).

O autarca sublinhou que os testes de saliva também estão “aprovados pelo Infarmed” (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) e qualquer um dos testes serão efetuados “com autorização dos encarregados de educação”.

“É uma forma de seguir o que diz a tutela: testar, testar, testar, para mitigar a pandemia. Enquanto não houver a vacinação para todos, esta é a forma de trazer maior segurança à nossa população”, acrescentou.

Duarte Novo revelou que o Município de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, decidiu complementar a testagem da tutela aos alunos que não estavam contemplados pelo Governo, que irá testar os estudantes do ensino secundário.

Além desta medida, a autarquia irá ainda distribuir máscaras e álcool gel, assim como reforçar o número de assistentes operacionais, decisão que já foi tomada no início do ano letivo.

A rede de ‘wi-fi’ também será reforçada nas escolas, “para que os alunos possam ter maior acesso às novas tecnologias”.

Hoje, a testagem avança às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público e privado, seguindo-se, posteriormente, os alunos do 2.º e 3.º ciclos, refere uma nota de imprensa.

No comunicado, o Município de Oliveira do Bairro informa que decidiu adicionar testes de saliva para serem usados em crianças mais pequenas, uma vez que este processo será melhor tolerado do que o exame por zaragatoa.

Os testes iniciar-se-ão hoje pelas 09:00 nas escolas básicas de Vila Verde e de Oliveira do Bairro e na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.

De acordo com a deliberação do Governo as creches e o 1.º ciclo iniciaram a sua atividade letiva no dia 15 de março, enquanto os alunos do 2.º e 3.º ciclos só retomaram as aulas presenciais a 05 de abril.

Os estudantes dos ensinos secundário e superior voltam à escola no dia 19 de abril.

Segundo o relatório desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde, na incidência cumulativa a 14 dias (03 de março a 16 de março), o concelho de Oliveira do Bairro regista 58 casos por 100 mil habitantes.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.784 pessoas dos 817.778 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights