Chile fecha fronteiras durante abril para conter infeções

2 de Abril 2021

O Chile vai fechar as suas fronteiras durante o mês de abril para travar o aumento de casos de covid-19, apesar de já ter vacinado um terço da sua população, de acordo com o Governo. 

De acordo com Katherine Martorell, secretária adjunta para a Prevenção Criminal, durante o mês de abril mesmo os cidadãos chilenos não poderão sair ou entrar do país, sendo permitida a entrada apenas a camiões com bens essenciais, e só mediante apresentação pelo condutor de teste negativo para o novo coronavírus.

“É um momento para implementar medidas difíceis e precisamos dos esforços de todos”, disse a governante chilena.

A proibição de entrada e saída abrange também estrangeiros residentes no país.

Além de fretes de bens essenciais, poderá ser autorizado trânsito nas fronteiras, em casos excecionais.

Segundo o Governo, durante os fins de semana os cidadãos chilenos estarão limitados agora a apenas uma saída de casa para comprar bens essenciais.

Atualmente, cerca de 80 por cento dos 19 milhões de chilenos estão em confinamento, sendo a circulação permitida apenas a detentores de passes diários por questões profissionais ou outras essenciais.

Apesar de um Chile ter vacinado mais de um terço da população em menos de dois meses, a hospitalização de adultos por covid-19 tem continuado a aumentar.

Atualmente, 96 por cento dos ventiladores hospitalares, necessário ao tratamento de casos mais graves, estão ocupados, segundo o Governo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.816.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 128,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.859 pessoas dos 822.314 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights