Crianças e jovens saudáveis não devem ser vacinados, especialistas alegam que “não vai resolver o problema”

26 de Julho 2021

Ainda não se sabe qual será a decisão das autoridades de saúde, mas a medida de vacinar crianças e jovens é uma matéria envolta em polémica que preocupa os peritos. Um grupo de trinta especialistas de diferentes áreas de especialidade - entre os quais se incluem a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, o vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia e diversos professores catedráticos - alertam, em declaração enviada aos órgãos de comunicação social, para potenciais eventos cardíacos em jovens saudáveis com menos de 18 anos. 

Contactados pelo nosso jornal, e sob anonimato, alguns dos signatários dão conta das razões da iniciativa e ameaçam recorrer aos tribunais caso a decisão do Governo de vacinar crianças e jovens saudáveis venha a ocorrer, de acordo com o anunciado pelo primeiro-ministro no início do discurso no Estado da Nação no passado dia 21.

Do ponto de vista dos especialistas não vale a pena “tapar o sol com a peneira”, alegando que a imunização deste grupo “não vai resolver o problema”, uma vez que “as vacinas não impedem a transmissão [do vírus]”. A falta de certezas sobre a sua eficácia deveria suscitar a adoção do princípio da precaução e não vacinar até que existam estudos que sustentem a segurança do medicamento, dissipando dúvidas sobre a sua utilização neste grupo etário.

Ao HealthNews um dos especialistas lamenta que o Governo não oiça as opiniões científicas e que utilize a vacinação dos menores de 18 anos como uma arma política para desviar atenções. O signatário remeteu para dados científicos que apontam para casos de inflamações cardíacas, ainda que raras, em jovens vacinados contra o SARS-CoV-2. A vacinação em crianças e adolescentes saudáveis poderá despertar episódios de miocardite e pericardite.

Na sequência do anuncio do primeiro-ministro, na semana passada sobre a intenção de vacinar os mais novos, a  ‘Task Force’ garantiu já existirem condições para vacinar jovens com mais de 12 anos. As primeiras doses da vacina poderão começar a ser administradas já no próximo mês de agosto.

Declaração e lista de signatários Aqui.

HN/MMM/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights