Nigéria recebe quatro milhões de vacinas Moderna dos Estados Unidos

1 de Agosto 2021

A Nigéria recebeu hoje quatro milhões de doses da vacina Moderna contra o coronavírus, que provoca a covid-19, dos Estados Unidos da América, enquanto o gigante da África Ocidental passa por uma terceira onda da pandemia.

As doses foram transportadas por avião, para o aeroporto de Abuja, capital do país que tem 200 milhões de habitantes, relata um jornalista da Agência France Press (AFP) no local.

Este é o segundo lote de vacinas destinado à Nigéria, após as primeiras quatro milhões de doses da vacina da AstraZeneca, recebidas em março no âmbito do programa Covax, destinado ao fornecimento de vacinas a países de baixo rendimento.

A covid-19 fez 2.149 mortes e infetou quase 174.000 pessoas na Nigéria desde o início de 2020, de acordo com o registo oficial. Mas esses números estão subestimados, uma vez que o número de exames realizados é baixo.

Em julho, o Centro Nigeriano de Controle de Doenças (CNCD) disse ter detetado a variante Delta do vírus, muito contagiosa, o que colocou as autoridades em alerta máximo.

Em junho, a Nigéria proibiu a entrada no país de passageiros que não fossem cidadãos ou residentes permanentes, tendo permanecido na África do Sul nos últimos 14 dias. Restrições semelhantes já tinham sido impostas a viajantes do Brasil, Índia e Turquia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.202.179 mortos em todo o mundo, entre mais de 196,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights