Falando durante o balanço semanal da evolução da pandemia da covid-19 no país, Magda Robalo disse ter informações de tentativa de compra de cartão da vacina como também de suborno dos agentes da vacinação para ganhar vantagens nas filas para a imunização.
Robalo considera os dois atos de criminosos e apela às pessoas a denunciarem qualquer das situações à Polícia Judiciária.
“Temos conhecimento do que existem pessoas que estão a fazer de tudo para adquirir o cartão da vacina contra a covid-19 sem tomar a vacina. Este ato é um crime e condenável, por isso aumentamos o controlo do nosso sistema da emissão de cartões de vacina” assegurou a médica.
A Alta Comissária lembrou que tanto a vacina como os testes de despistagem da covid-19 são gratuitos.
Atualmente existe apenas um centro de despistagem rápido em Bissau, mas Magda Robalo anunciou “para breve” a abertura de mais dois.
Sobre a evolução da pandemia, a médica afirmou que na semana de 30 de agosto último a 05 de setembro a Guiné-Bissau registou 136 novos casos da infeção, quatro óbitos por covid-19 e teve 187 pessoas dadas como recuperadas da doença.
O país conta até esta segunda-feira, 06, com 5.902 casos acumulados e 121 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020.
Magda Robalo assinalou que a “ligeira descida” de casos de infeção e de mortes, “deve-se, em parte” às medidas de restrições impostas pelo Governo, por sugestão do Alto Comissariado contra a covid-19, entre os quais um recolher obrigatório parcial, ao abrigo de estado de calamidade sanitária em vigor no país.
Robalo reforçou o apelo à população para se vacinar e cumprir com as medidas impostas pelas autoridades sanitárias.
LUSA/HN
0 Comments