Surto no Porto Santo está controlado e regista apenas nove casos ativos

8 de Setembro 2021

O surto de covid-19 no Porto Santo, que registou um pico de 91 casos na segunda semana de agosto, está controlado, indicou ontem o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, referindo haver apenas nove infeções ativas na ilha.

“Neste momento, temos apenas nove casos ativos, mas tivemos um pico durante o mês de agosto com dez vezes mais, 91 casos ativos, e com mais de três centenas de pessoas em vigilância”, disse Pedro Ramos.

O governante falava aos jornalistas após uma reunião com o diretor do centro de saúde do Porto Santo e também delegado de saúde local, Rogério Correia, na cidade Vila Baleira.

Pedro Ramos indicou que, para além dos nove casos ativos, há cerca de três dezenas de pessoas que estão em vigilância.

“Isto significa que, de facto, a partir da segunda quinzena deste mês a situação retorna ao normal”, afirmou, adiantando que o centro de isolamento instalado no pavilhão multiusos vai agora ser desativado.

Em agosto, o aumento dos casos de covid-19 no Porto Santo levou as autoridades de saúde da Madeira a instalar 50 camas para isolamento de pessoas infetadas no pavilhão multiusos da ilha, uma vez que a unidade hoteleira dedicada – 46 quartos – esgotara a sua capacidade.

A ilha tem cerca de 5.000 habitantes, mas é um destino muito procurado nos meses de verão para férias, sobretudo pelos residentes na Madeira, sendo que este ano registou picos de 30.000 pessoas.

Na primeira quinzena de agosto eram frequentes as concentrações de jovens no centro da cidade Vila Baleira, por vezes mais de 2.000, sobretudo entre a hora de encerramento dos estabelecimentos, que então era às 00:00, e o recolher obrigatório, às 01:00.

“O comportamento dos jovens durante esse mês não foi o mais adequado”, sublinhou Pedro Ramos.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 251 mil habitantes, regista 182 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, num total 11.402 confirmados desde o início da pandemia e 75 óbitos associados à doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This