São Tomé e Príncipe atinge 50 mortes, 13 apenas em setembro

29 de Setembro 2021

São Tomé e Príncipe registou mais uma morte por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para cinquenta, e 59 novas infeções da doença, subindo o total acumulado de casos para 3.408 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado.

A porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel Santos, anunciou que a vítima mortal é “um senhor de 43 anos, do distrito de Água Grande”.

Segundo as autoridades, durante o mês de setembro São Tomé e Príncipe registou 13 mortes, num total de 50 óbitos registados desde o início da pandemia.

De acordo com o boletim diário divulgado pelas autoridades locais, nas últimas 24 horas registaram-se 59 casos – 57 na ilha de São Tomé, e dois na ilha do Príncipe – e 26 recuperações da doença em São Tomé.

Com os dados mais recentes, o arquipélago conta agora com 3.408 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 50 óbitos e 2.706 recuperações da doença.

O arquipélago lusófono conta ainda, oficialmente, com 652 casos sob vigilância, dos quais 559 na ilha de São Tomé e 92 na ilha do Príncipe.

Destes, 639 encontram-se em isolamento domiciliar – 547 na ilha de São Tomé e 92 na ilha do Príncipe -, um paciente encontra-se internado na ilha do Príncipe e doze na ilha de São Tomé, dos quais três em estado grave.

Na segunda-feira, a coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica, Andresa Sousa, considerou que a situação já é “gritante” em alguns territórios do país.

“Neste momento nós temos a Região Autónoma do Príncipe que a situação é gritante, depois nós temos Lobata e a seguir Água Grande que são os de maior risco no país”, descreveu, acrescentando que os outros também estão em “risco baixo”.

Segundo Andresa Sousa, a Região Autónoma do Príncipe regista atualmente a taxa de Tomografia Axial Computorizada (TAC) “muito elevada” numa percentagem de “600 por 10 mil habitantes”.

A coordenadora de vigilância epidemiológica apelou a população para o respeito das medidas sanitárias em vigor no país e a se vacinarem.

O boletim divulgado hoje pelo Ministério da Saúde refere que 62.278 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, enquanto 23.013 já receberam as duas doses.

O documento esclarece ainda que nas últimas 24 horas foram vacinadas 2.612 pessoas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights