Angola regista dois óbitos e 75 novos casos nas últimas 24 horas

30 de Outubro 2021

Angola registou duas mortes associadas à covid-19 e 75 casos de infeção pelo novo coronavírus, além de 50 recuperados, nas últimas 24 horas, anunciou hoje a ministra da Saúde angolana.

Sílvia Lutucuta disse que, do total de novas infeções, Luanda registou 30, seguindo-se o Huambo com 21, Uíje com dez, Cabinda com oito, Cuando Cubango com dois, Zaire com igual número, Cuanza Sul com um caso e Namibe com o mesmo número, com idades entre 02 e 90 anos.

“Temos a lamentar dois óbitos em Luanda, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, de 56 e 78 anos”, referiu a ministra.

Relativamente aos recuperados, Sílvia Lutucuta disse que 39 foram reportados na província do Cuanza Sul, cinco em Cabinda, três no Cunene, um no Cuando Cubango, um no Huambo e um em Luanda, com idades que vão dos 10 aos 80 anos.

Nas últimas 24 horas, os laboratórios processaram um total de 2.070 amostras por RT-PCR.

Por esta altura, Angola tem o cumulativo de 64.301 casos, 53.230 recuperados, 9.364 ativos e 1.707 óbitos, com uma taxa de letalidade de 2.7%.

A titular da pasta da Saúde de Angola realçou que o país continua em plena terceira vaga, mais virulenta e mais mortal que as anteriores.

“E ainda estamos com uma taxa de transmissibilidade elevada, principalmente em Luanda”, disse Sílvia Lutucuta, sublinhando que as novas estirpes que concorrem para o agravamento da situação desta terceira vaga afetam pessoas de qualquer idade e género.

A ministra apelou aos cidadãos para que adiram à campanha de vacinação, lembrando que a imunidade está completa apenas com as duas doses.

“Nesta terceira vaga, dos 690 óbitos que tivemos, só apenas duas pessoas estavam vacinadas, mas tinham outras doenças muito graves que foram a causa da sua morte”, disse.

A covid-19 provocou pelo menos 4.979.103 mortes em todo o mundo, entre mais de 245,47 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

Projeto pretende simplificar prestação de cuidados domiciliários

Advertisement

“BetterCare: a STEP UP in caregiving” foi a equipa vencedora do programa Link me up – Cocriação de Inovação no Politécnico de Coimbra (IPC). O projeto pretende dar resposta às necessidades crescentes na área da prestação de cuidados domiciliários especializados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This