Governo britânico recua e desobriga profissionais de saúde das vacinas

1 de Março 2022

O Governo britânico desistiu hoje da obrigatoriedade de vacinação para profissionais de saúde, justificando o recuo com a existência de uma população mais imunizada e uma variante do vírus da covid-19 menos perigosa.

A medida, inicialmente aplicada aos cuidadores de serviços sociais, estava prevista para entrar em prática no início de abril em Inglaterra para médicos e enfermeiros, e estava a causar preocupação devido à resistência encontrada.

Quando a decisão inicial foi tomada, “a variante Delta era dominante”, lembrou o ministro da Saúde, Sajid Javid, em comunicado.

“Desde então, foi substituída pela Ómicron, que é menos grave, com a percentagem de pessoas que precisam de cuidados intensivos ou internamento hospitalar reduzida pela metade em comparação com a variante Delta”, disse.

Segundo o governante, “com uma população mais bem vacinada e menores taxas de internamento, era correto voltar a estudar” a decisão, que foi rejeitada por 90% dos 90 mil participantes em consulta pública sobre o assunto.

Muitos políticos, nomeadamente do Partido Conservador, manifestaram-se preocupados com o risco de muitos profissionais preferirem demitir-se a serem inoculados, aumentando a pressão no serviço público de saúde, onde estão por preencher cerca de 100.00 vagas.

O ministro, no entanto, salientou a “responsabilidade profissional” dos profissionais em serem vacinados.

A partir de 15 de março, os trabalhadores de lares de idosos e outras instituições também vão deixar de estar obrigados a estarem vacinados, lê-se no comunicado.

Desde o início da pandemia, o Reino Unido, país com 67 milhões de habitantes, registou quase 19 milhões de casos do novo coronavírus e mais de 160 mil mortes.

Cerca de 52 milhões de pessoas (85,2%) receberam duas doses da vacina e mais de 38 milhões (6,5%) uma terceira dose de reforço.

A Inglaterra suspendeu na semana passada a maioria das restrições ainda em vigor no país, incluindo o fim do isolamento obrigatório para casos positivos, uma medida altamente controversa na estratégia do primeiro-ministro, Boris Johnson, de conviver com a covid-19 como se fosse uma “gripe”.

No Reino Unido, cada uma das quatro nações (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) decide a sua própria política em questões de saúde.

A covid-19 provocou pelo menos 5.952.685 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights