Montemor-o-Novo vai ter hotel vocacionado para terapias do sono

19 de Março 2022

Um hotel vocacionado para as terapias do sono vai abrir, a partir de maio, no concelho de Montemor-o-Novo, anunciou hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) a responsável pelo projeto, a médica Teresa Paiva.

Será uma unidade de “quatro estrelas, toda ela pensada para ser muito ‘eco’, simples, singela, mas de qualidade”, explicou à agência Lusa a especialista em medicina do sono, a partir de “um conceito de integração com a natureza” que “provavelmente não existe” noutro local do mundo.

O sono “é um dos cinco pilares da saúde”, mas “21% das pessoas em Portugal dormem menos de cinco horas diárias”, o que “aumenta imenso o risco de desenvolver cancros, demência, doenças cardiovasculares, depressão e doenças autoimunes”, de acordo com Teresa Paiva.

“Não é por falta de ser dito ou escrito” que não se sabe a importância do sono de qualidade na prevenção desses problemas, frisou a especialista, no Dia Mundial do Sono e no qual apresentou o novo projeto na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Também presente na BTL, o vereador com o pelouro do Turismo de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, frisou que se trata de um projeto “diferenciado até do ponto de vista nacional e internacional”.

Ainda sem data exata de abertura, mas “previsto para maio”, o hotel ficará situado entre Lavre e a localidade de Foros de Vale Figueira, numa zona ideal para todas as valências às quais vai procurar dar resposta.

“As pessoas podem ter uma estadia de bem-estar, que não tem a ver com a saúde, porque pura e simplesmente lhes apetece, ou uma estadia terapêutica, ou mesmo para fazer registos de sono”, especificou Teresa Paiva.

A apresentação do Hotel do Sono, Sleep and Nature decorreu na BTL, integrada na promoção turística do concelho de Montemor-o-Novo e no Dia Mundial do Sono, que se celebra este ano sob o lema “sono de qualidade, mente saudável, mundo feliz”.

A responsável do projeto, Teresa Paiva, formou-se em medicina em 1969 e especializou-se em Neurologia e Neurofisiologia, tendo a competência de Medicina do Sono e o título de Somnologista Europeia desde 2012, de acordo com a página Centro de Medicina do Sono, do qual é diretora clínica e gerente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights