Quénia com orçamento de 26 mil ME para reanimar economia muito atingida pela covid-19

8 de Abril 2022

O Ministério das Finanças do Quénia apresentou na quinta-feira um orçamento de 28 mil milhões de dólares (26 mil milhões de euros) destinado a reanimar uma economia atingida pela perda de centenas de milhares de empregos provocada pela covid-19

O orçamento para 2022-2023, anunciado quatro meses antes das eleições nacionais, também inclui milhares de milhões de dólares em projetos de infraestruturas conduzidos pelo Presidente cessante Uhuru Kenyatta, na sua maioria financiados pela China.

O orçamento visa “colocar a economia num caminho de crescimento mais sustentável”, disse o secretário do Tesouro, Ukur Yatani, ao parlamento.

A economia queniana deverá crescer 6% este ano, em comparação com 7,6% no ano anterior. Em 2020, o PIB caiu 0,3%, a primeira vez desde 1992, adiantou.

O orçamento de 3,3 biliões de xelins (26 mil milhões de euros) ilustra o dilema que o Governo enfrenta entre o aumento do poder de compra dos quenianos e a reposição dos cofres do Estado através da cobrança de impostos.

Yatani planeia reduzir o défice para 6,2% do PIB, a partir dos 7,5% do ano passado.

Se o orçamento for aprovado pelo parlamento, o Governo irá também gastar 146 mil milhões de xelins (1,1 mil milhões de euros) no programa “Quatro Grandes”, que estabelece quatro prioridades para o país: saúde, habitação, segurança alimentar e desenvolvimento industrial.

O Quénia foi duramente atingido pela pandemia global de covid-19, que reduziu as receitas do turismo, um dos motores da economia.

Até 2020, mais de 700.000 pessoas perderam os seus empregos e os quenianos ainda enfrentam preços elevados para bens básicos como alimentos e combustível, enquanto a seca atingiu muitas partes do país.

Este é o último orçamento apresentado sob a presidência de Uhuru Kenyatta, uma vez que a Constituição limita o número de mandatos presidenciais a dois.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights