Quénia com orçamento de 26 mil ME para reanimar economia muito atingida pela covid-19

8 de Abril 2022

O Ministério das Finanças do Quénia apresentou na quinta-feira um orçamento de 28 mil milhões de dólares (26 mil milhões de euros) destinado a reanimar uma economia atingida pela perda de centenas de milhares de empregos provocada pela covid-19

O orçamento para 2022-2023, anunciado quatro meses antes das eleições nacionais, também inclui milhares de milhões de dólares em projetos de infraestruturas conduzidos pelo Presidente cessante Uhuru Kenyatta, na sua maioria financiados pela China.

O orçamento visa “colocar a economia num caminho de crescimento mais sustentável”, disse o secretário do Tesouro, Ukur Yatani, ao parlamento.

A economia queniana deverá crescer 6% este ano, em comparação com 7,6% no ano anterior. Em 2020, o PIB caiu 0,3%, a primeira vez desde 1992, adiantou.

O orçamento de 3,3 biliões de xelins (26 mil milhões de euros) ilustra o dilema que o Governo enfrenta entre o aumento do poder de compra dos quenianos e a reposição dos cofres do Estado através da cobrança de impostos.

Yatani planeia reduzir o défice para 6,2% do PIB, a partir dos 7,5% do ano passado.

Se o orçamento for aprovado pelo parlamento, o Governo irá também gastar 146 mil milhões de xelins (1,1 mil milhões de euros) no programa “Quatro Grandes”, que estabelece quatro prioridades para o país: saúde, habitação, segurança alimentar e desenvolvimento industrial.

O Quénia foi duramente atingido pela pandemia global de covid-19, que reduziu as receitas do turismo, um dos motores da economia.

Até 2020, mais de 700.000 pessoas perderam os seus empregos e os quenianos ainda enfrentam preços elevados para bens básicos como alimentos e combustível, enquanto a seca atingiu muitas partes do país.

Este é o último orçamento apresentado sob a presidência de Uhuru Kenyatta, uma vez que a Constituição limita o número de mandatos presidenciais a dois.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights