Açores quer corrigir injustiças de técnicos de diagnóstico e terapêutica

4 de Maio 2022

O Governo dos Açores vai apresentar uma iniciativa legislativa no parlamento regional para corrigir situações de “injustiça” relativas às carreiras dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com mais anos de serviço, anunciou hoje o executivo.

“Afetados por esta situação há 196 trabalhadores. Estamos a falar de cerca de 750 mil euros de impacto para a região desta regularização. É um processo que já estava acordado. Estivemos a corrigir situações jurídicas para que não haja nenhum trabalhar em situação de injustiça no exercício das suas funções em termos remuneratórios”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses.

O governante falava, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, à margem de uma reunião com o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutico (STSS).

O executivo açoriano já tinha chegado a acordo com o sindicato em agosto de 2021, mas detetou algumas situações de injustiça relativas aos trabalhadores com contratos em funções públicas, em comparação com os que tinham contrato individual de trabalho, que exigiam uma solução jurídica.

“Percebeu-se que havia aqui um conjunto de situações que até levavam à injustiça de pessoas com mais tempo de serviço terem uma remuneração inferior. Estivemos a tentar durante este tempo encontrar soluções jurídicas para isso. Finalmente, encontrou-se uma solução jurídica que resolve estes problemas, que implicará possivelmente uma intervenção parlamentar”, explicou Clélio Meneses.

Em causa, segundo o secretário regional, está o facto de “a repercussão da avaliação de desempenho no tempo de serviço e na remuneração” não ter sido “acautelada”, aquando da revisão da carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, em 2017.

Clélio Meneses garantiu que os 51 técnicos de diagnóstico e terapêutica do Serviço Regional de Saúde com contrato individual de trabalho “já estão com a sua situação resolvida e a receber as consequências remuneratórias dos acordos”.

Quanto aos que têm contrato em funções públicas, o executivo estima que “a questão jurídica fique resolvida até ao verão” e que “durante este ano as pessoas comecem a receber as respetivas remunerações corrigidas”.

O vice-presidente do STSS Fernando Zorro disse esperar igualmente que, “o mais célere possível, se concretize aquilo que efetivamente tinha sido acordado”.

“Saímos daqui convictos de que em agosto certamente sairemos com este processo completamente resolvido”, avançou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights