Macau vai rever lei para incluir varíola dos macacos na lista de doenças transmissíveis

2 de Junho 2022

Macau vai rever legislação para incluir o vírus Monkeypox na lista de doenças transmissíveis, anunciaram hoje as autoridades.

“Vamos entregar uma proposta à Assembleia Legislativa para uma alteração da lei, para incluir a varíola dos macacos como uma doença transmissível”, revelou hoje na conferência semanal da Saúde Tai Wa Hou, dos Serviços de Saúde de Macau.

Apesar de o território não ter detetado nenhum caso, o responsável revelou que as autoridades já elaboraram orientações sobre a doença, dando a conhecer “as manifestações clínicas, período de incubação, os grupos de risco”, entre outros.

“Ao mesmo tempo, estamos a contactar os profissionais do setor e também estamos a preparar sessões de formação para que setor conheça melhor essa doença, para reforçar essa capacidade de despistagem”, reforçou.

O também médico da direção do Centro Hospitalar Conde de São Januário disse que, com base na situação mundial, Macau “não deve menosprezar a doença e deve estar preparado”.

“Já negociámos com os agentes farmacêuticos sobre as vacinas e os medicamentos para ficarmos preparados,” concluiu.

O Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido de pessoa para pessoa por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é geralmente de sete a 14 dias, e a doença, popularmente conhecida por varíola dos macacos, dura, em média, duas a quatro semanas.

A doença é endémica na África Ocidental e Central e menos perigosa que a varíola.

A Direção-Geral da Saúde de Portugal recomenda às pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, que procurem aconselhamento médico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights