Urgências de Torres Vedras a funcionar com constrangimentos devido a obra de remodelação

5 de Julho 2022

As Urgências do Hospital de Torres Vedras estão a funcionar com constrangimentos devido à mudança do serviço para duas áreas de transição, para iniciar as obras de remodelação que vão prolongar-se por seis meses, informou o Centro Hospitalar do Oeste.

A remodelação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, “vai ter início esta semana”, divulgou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), num comunicado em que explica que, “para que seja possível a execução desta empreitada, o Serviço de Urgência teve de mudar para duas áreas de transição, permitindo a libertação do espaço atual para a realização desta obra”.

Questionado pela agência Lusa, o conselho de administração (CA) do CHO confirmou que “a Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Torres Vedras está a funcionar com alguns constrangimentos” e que “foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o reencaminhamento de doentes críticos para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica”.

De acordo com o CA, a Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, outro dos hospitais do CHO, “encontra-se a funcionar normalmente” e está “a rececionar alguns doentes de Torres Vedras”, salvaguardando a administração que “a decisão de encaminhamento dos doentes que se deslocam por ambulância cabe ao CODU, segundo critérios clínicos e de acordo com a localização geográfica”.

Ainda segundo a administração, o Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia “está a funcionar com atendimento condicionado, encontrando-se no nível 1 do plano de contingência”.

No comunicado enviado às redações, o CHO informa que a remodelação do Serviço de Urgência, orçada em 572.411,00 euros, terá a duração de seis meses, devendo “a admissão de doentes ocorrer pela porta lateral do Hospital de Torres Vedras, onde funcionava a anterior consulta externa”.

A obra permitirá aumentar a capacidade da sala de observação de 16 para 24 camas e aumentar os gabinetes médicos.

A intervenção permitirá igualmente melhorar as áreas de espera no interior da urgência, aumentar o conforto e a segurança dos doentes e acompanhantes, dotar a triagem de dois gabinetes e dotar o serviço com uma sala de emergência com ligação direta ao exterior, “permitindo uma maior rapidez no seu acesso e consequentemente uma maior rapidez na prestação de cuidados médicos”, pode ler-se no comunicado.

A obra de beneficiação, “há muito aguardada, irá permitir melhorar a qualidade de acolhimento, conforto e atendimento aos doentes que acorrem a esta unidade hospitalar e prevenir as infeções hospitalares”, acrescenta o CA, sublinhando que também os profissionais “irão ver melhoradas as suas condições de trabalho, com melhores instalações e equipamentos, que permitirão aumentar a capacidade de resposta”.

O Serviço de Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras registou, em 2021, 45.978 atendimentos.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights