Líder do PSD diz que Governo está a falhar na valorização dos profissionais de saúde

25 de Julho 2023

O líder do PSD, Luís Montenegro, considerou esta terça-feira que a política de valorização dos profissionais de saúde “está a falhar” em Portugal, mas não na Madeira, onde a greve dos médicos teve hoje uma adesão praticamente nula.

“Aqui, na Região [Autónoma da Madeira], uma greve nacional tem um impacto praticamente nulo, o que vale para podermos analisar quais são as condições que aqui são dadas aos profissionais de saúde, qual a atratividade que as carreiras merecem e o investimento que o Governo faz na progressão das carreiras e no incentivo à produtividade”, disse o presidente dos sociais-democratas madeirenses após ter visitado o centro de saúde da Calheta, na zona oeste da Madeira, no âmbito do programa “Sentir Portugal” que decorre nesta região autónoma.

Segundo os dados do Governo Regional apenas cinco médicos dos cuidados primários aderiram à paralisação de hoje.

O dirigente nacional do PSD disse que a área dos recursos humanos é aquela em que o “Serviço Nacional de Saúde mais falha, com profissionais que não têm motivação, esperança ou qualquer perspetiva de progressão”.

“Se o Governo da República não tratar deste assunto – já vamos tarde -, vamos perder os recursos humanos para o setor social e privado e vamos criar uma grande desigualdade no acesso aos cuidados” de saúde”, opinou.

Em termos nacionais, e de acordo com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que convocou a paralisação, a adesão à greve dos médicos do setor público ronda os 90% nos hospitais e nos cuidados de saúde primários.

Os médicos iniciaram hoje uma greve nacional de três dias para forçar o Governo a apresentar uma proposta concreta de revisão da grelha salarial, que o ministro da Saúde prometeu na segunda-feira enviar aos sindicatos.

Convocada pelo SIM, a paralisação decorre em simultâneo com uma greve dos médicos de família ao trabalho extraordinário, iniciada na segunda-feira e que terá a duração de um mês.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights