OMS alerta para surto de botulismo em França

21 de Setembro 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta quarta-feira para um recente surto de botulismo em França, já com uma morte, realçando que podem ser diagnosticadas mais infeções, incluindo entre turistas, devido à afluência com o Mundial de râguebi.

“Dado o período de incubação de oito dias e que o restaurante [onde foi identificada a fonte das primeiras infeções] atraiu visitantes de outros países durante o Mundial de râguebi, há potencial para casos adicionais em França ou fora do país, quando os viajantes voltarem para casa”, frisou a OMS em comunicado.

A agência de saúde das Nações Unidas indicou que a origem da infeção são sardinhas consumidas num restaurante de Bordéus, segundo as autoridades de saúde francesas o Tchin Tchin Wine Bar, durante a semana de 04 a 10 de setembro.

Um total de 15 clientes daquele restaurante foram identificados como “casos suspeitos de botulismo”, incluindo uma vítima mortal, segundo o relatório das autoridades de saúde francesas divulgado na sexta-feira.

Em 14 dos 15 casos, os clientes são cidadãos estrangeiros, de nacionalidade norte-americana, canadiana, irlandesa, grega, britânica e alemã, segundo a OMS.

A investigação francesa determinou, através de recibos de cartão de crédito, que aproximadamente 25 pessoas “foram expostas”, ou seja, provavelmente consumiram o alimento suspeito.

O botulismo é uma doença grave, com uma taxa de mortalidade entre 5 e 10 por cento.

Os sintomas incluem dor abdominal, náuseas, vómitos e diarreia, problemas de visão, boca seca acompanhada de dificuldade em engolir ou mesmo falar, e sintomas neurológicos como falta de equilíbrio ou paralisia muscular.

É causada por uma toxina gerada pela bactéria Clostridium botulinum, que se desenvolve especialmente em alimentos mal conservados e não suficientemente esterilizados, como carnes salgadas, charcutaria ou conservas de origem familiar ou artesanal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights