Urgência de ortopedia do hospital de Chaves fechada no mês de novembro

31 de Outubro 2023

A urgência ortopédica do Hospital de Chaves vai fechar durante o mês de novembro devido à necessidade de concentrar os recursos médicos de ortopedia na unidade hospitalar de Vila Real, foi hoje anunciado.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que agrega as duas unidades, informou que, devido ao “atual contexto de indisponibilidade de profissionais, foi necessário concentrar os recursos médicos de ortopedia existentes, na urgência da unidade hospitalar de Vila Real”.

Esta medida, segundo o CHTMAD, visa “a máxima eficiência assistencial”, tendo, para o efeito, sido ativada a “resposta em rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma racional”.

“Consequentemente, no mês de novembro, esta valência não estará disponível na unidade hospitalar de Chaves”, acrescenta o centro hospitalar.

As cidades de Chaves e Vila Real distam cerca de 70 quilómetros e são ligadas pela Autoestrada 24 (A24).

O comunicado do centro hospitalar foi divulgado através das redes sociais e é dirigido à população da aérea de influência do hospital de Chaves, que corresponde aos concelhos de Chaves, Boticas, Montalegre e Valpaços.

O CHTMAD solicita a todos os utentes que, antes de se deslocarem a um serviço de urgência, façam um contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808242424 – que disponibilizará aconselhamento e encaminhamento, em situações de doença e medicação.

Pede ainda que, em situações urgentes ou emergentes, seja contactado o 112 e que se aguardem indicações por parte do operador.

No sábado, centenas de populares e autarcas do Alto Tâmega vestiram camisolas pretas e protestaram contra o fecho de serviços no hospital de Chaves previsto para o mês novembro devido à indisponibilidade dos médicos para realizar mais horas extraordinárias além das 150 previstas na lei.

Para além do fecho da urgência de ortopedia, hoje confirmada, pode ainda estar em causa o fecho de outros serviços como a urgência médico-cirúrgica e ainda a urgência pediátrica, tendo esta última encerrado em vários períodos, desde a Páscoa, com o atendimento aos utentes em idade pediátrica a fazer-se na sede social do CHTMAD, em Vila Real.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

Sindepor vai impugnar concurso da ARS Norte

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) vai “contestar juridicamente a alteração súbita das regras de um concurso destinado à contratação de 61 enfermeiros para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte”, divulgou hoje o Sindepor.

Número de mortos em esfaqueamento na Austrália sobe para seis

O número de vítimas mortais do esfaqueamento que ocorreu hoje num movimentado centro comercial em Sidney, na Austrália, subiu de cinco para seis, depois de um dos feridos hospitalizados ter sucumbido aos ferimentos, confirmou a polícia australiana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights