Governo dos Açores procura “solução de alojamento digno” para doentes deslocados em Lisboa

6 de Novembro 2023

 O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) está a procurar “encontrar uma solução de alojamento digno” para os doentes da região que estejam deslocados na cidade de Lisboa, foi hoje anunciado.

“Conforme já foi transmitido publicamente, o Governo Regional está a diligenciar junto de instituições locais, no sentido de encontrar uma solução de alojamento digno para os doentes deslocados dos Açores na cidade de Lisboa”, referiu o executivo açoriano numa resposta a um requerimento apresentado, através da Assembleia Regional, pelos deputados do BE António Lima e Alexandra Manes.

Na resposta aos deputados do BE, o secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, também reitera “o empenhamento do Governo dos Açores para, logo que possível, responder às necessidades dos doentes e respetivas famílias”.

Em outubro, o BE questionou o executivo açoriano sobre a “Residência para acolhimento para doentes deslocados dos Açores em Lisboa” e alertou que os doentes da região sentem “grandes dificuldades” para pagar um alojamento.

“O Bloco de Esquerda tem conhecimento de doentes deslocados que estão a receber tratamentos no Serviço Nacional de Saúde que enfrentam grandes dificuldades em pagar alojamento”, revelou o partido, numa nota de imprensa.

Em julho de 2022 foi inaugurada pelo Governo Regional uma residência para acolhimento de doentes deslocados na cidade do Porto.

Ainda segundo o BE, na ocasião “o vice-presidente do Governo disse, em declarações à comunicação social, que Lisboa seria o próximo passo”.

“Passados 14 meses […] não houve novidades sobre o assunto”, criticou o Bloco, que enviou um requerimento ao executivo regional a questionar as respostas existentes e quando será encontrada uma solução idêntica à que existe na cidade do Porto.

O BE referiu ter conhecimento de pessoas que se encontram deslocadas para consultas, exames complementares de diagnóstico e para tratamentos no Serviço Nacional de Saúde, na cidade de Lisboa, que “não conseguem encontrar um local para estadia a preços comportáveis”.

“Quando estas pessoas procuram assistência social é-lhes dada uma lista com residenciais, ‘hostels’ e hotéis, cujos preços são muito elevados. Muitas vezes estas pessoas acabam por se ver obrigadas a optar por uma alimentação de baixo valor nutricional, de forma a fazer frente às dificuldades económicas”, acrescentava o partido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights