Unidade Local de Saúde de Castelo Branco investe 435 mil euros em sistema de gestão documental

9 de Novembro 2023

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) investiu 435 mil euros na implementação de um sistema de gestão documental para melhoria dos procedimentos internos, anunciou hoje aquela instituição.

“O processo de desmaterialização iniciou-se com a farmácia, onde os documentos da entrega de medicação e guia de tratamentos são digitalizados e assinados digitalmente com recurso a um ‘signing-pad [solução assinatura digital], evitando assim a impressão e armazenamento de cópias dos documentos”, referiu, em comunicado, a ULSCB.

Este projeto, que envolve um investimento de 435 mil euros, oferece aos utentes a possibilidade de assinar documentos de forma descentralizada, através de signing-PADs, e aos profissionais ganhos de eficiência, com recurso à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, uma vez que o documento é automaticamente armazenado e disponibilizado no respetivo processo clínico ou administrativo.

Segundo a ULSCB, o processo vai ser alargado aos restantes serviços clínicos e administrativos da instituição, “contribuindo para uma melhoria nos procedimentos de atendimento e contacto com os utentes”.

Entre os benefícios da necessidade da desmaterialização dos documentos que envolvam a assinatura do utente, destacam-se as vantagens na necessidade de armazenamento, de espaço de arquivo e eliminação do transporte de documentos em suporte físico, diminuição do volume de papel utilizado nas impressões de documentos, bem como o tempo gasto no processo sempre que exista a necessidade de recorrer a algum documento.

O financiamento do sistema de gestão documental, desmaterialização de documentos e assinaturas, surgem no âmbito de uma candidatura da ULSCB ao Portugal 2020 e Compete2020.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights